Foto – Divulgação ADEMI DF
Um mercado pujante e com amplo potencial de expansão, promissor para incorporadoras e construtoras brasileiras. Essa é a mensagem trazida pela Missão Empresarial InvestMadeira Brasília 2023 a empresários brasileiros do setor imobiliário. Liderada por sua diretora-executiva, Ana Filipa Ferreira (na foto ao centro), a delegação de empresários portugueses do Arquipélago da Madeira encontrou-se com representantes da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) para apresentar oportunidades de investimento e parcerias na Ilha da Madeira. O encontro aconteceu na manhã da segunda-feira (04/12), em um hotel da capital federal.
“Temos poucos imóveis disponíveis para locação”, informou Ana Filipa. “Houve um boom na construção e os melhores lugares foram ocupados, mas ainda há muito a fazer”, acrescentou, mencionando oportunidades em diversas regiões fora dos grandes centros em que a demanda por moradia ainda é alta, seja para aquisição, seja para locação. Esse cenário, disse, alcança não apenas o Arquipélago da Madeira, mas outras regiões de Portugal.
A executiva destacou que o governo do Arquipélago da Madeira realiza um programa de habitação com custos controlados, para oferecer melhores condições de aquisição para a população que ainda não tem casa própria. “São grandes as oportunidades de construção na ilha”, afirmou Ana de Filipa. Eleita pela nona vez como melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira tem mais de 11 mil moradores estrangeiros, dos quais pouco mais de mil são brasileiros.
“Foi um intercâmbio importante para troca de ideias, para visualizarmos novas oportunidades de negócio e horizonte de investimentos”, comentou Roberto Botelho, presidente da entidade. “Temos na ADEMI DF empresas de grande porte, com capacidade e interesse potencial em apostar em outros mercados. Vamos levar essa informação e o relacionamento aberto com a InvestMadeira para as nossas associadas”, acrescentou, após o encontro.
Incentivos tributários – Botelho foi recebido pela missão portuguesa acompanhado pelo vice-presidente Celestino Fracon Júnior e pelo empresário Adalberto Cleber Valadão, ex-presidente da entidade. “A reunião foi muito produtiva, trazendo o cenário de uma região com moeda forte. Esse tipo de aproximação é importante para nossas associadas, abrindo uma visão diferente para novos negócios”, disse Fracon.
Foto – Divulgação ADEMI DF
Durante a reunião, a Missão apresentou aos executivos da ADEMI DF o conceito Viver Madeira, discorrendo não apenas sobre o perfil da região e seus atrativos, como também sobre incentivos e benefícios oferecidos pelo governo para estimular a atividade empresarial. A InvestMadeira é a agência governamental que cuida de negócios estrangeiros e de internacionalização da Ilha da Madeira, tendo o mercado imobiliário entre suas prioridades.
Também conhecida como berço do jogador Cristiano Ronaldo, a Ilha da Madeira foi destacada como porta de entrada estratégica para empresários brasileiros que desejem ampliar seu raio de atuação por países europeus, aproveitando a relação entre o Brasil e Portugal. “Nós temos baixo custo de vida e, também, de comunicações e energia”, destacou a diretora do InvestMadeira. “É fácil estabelecer uma empresa em Portugal, temos acordos de tributação e para a proteção do investimento”, acrescentou Eliane Ribeiro, consultora da agência internacional. “Nossa carga tributária está abaixo da média entre os países da União Europeia”, sublinhou.
O presidente da ADEMI DF ofereceu um panorama do mercado imobiliário do Distrito Federal, mencionando as diferenças com o cenário português. “Ficamos com inveja da carga tributária de vocês”, afirmou, destacando que o empreendedor ainda enfrenta insegurança jurídica e tributação elevada para realizar investimentos. “O nosso mercado ainda tem muito a crescer”, informou.
Imprensa Ademi-DF