Em workshop com o SEBRAE DF, fornecedores discutem planejamento tributário e mão de obra

03 abr 2024

 Foto – Gabrielle Melo | Divulgação Base Investimentos e Incorporações

No momento em que o país discute a regulamentação da reforma tributária, o manejo adequado dos tributos é um assunto que preocupa o pequeno e médio fornecedores do mercado imobiliário no Distrito Federal. Esse é um dos assuntos discutidos no segundo workshop realizado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), em parceria com a regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), na manhã de terça-feira (26/03), em um canteiro de obras da Base Investimentos e Incorporações no Sudoeste.

“Foi uma reunião muito produtiva, em que pudemos ouvir as preocupações e levar conhecimento para esses parceiros das nossas associadas”, comenta Luiz Carlos dos Santos, gestor de projetos da ADEMI DF. “O pagamento de impostos é uma tarefa crítica para toda empresa, pois exige conhecimento aprofundado da legislação tanto no DF quanto federal”. Participaram da reunião Patrícia Ferreira, gestora do núcleo de Casa e Construção do Sebrae-DF; José Inácio Linhares Vasconcelos, gerente geral de obras e Amanda Raquel de Souza Cardoso, gestora de recursos humanos, ambos da Base Investimentos e Incorporações.

Outro tema trazido pelos empreendedores foi a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada. Responsáveis por equipes diversas, os fornecedores relataram que, muitas vezes, o empregado está há muito tempo no mercado e não se atualizou: quando a empresa apresenta novas técnicas, para melhorar o trabalho, o contratado desiste.

O workshop tem como objetivo conhecer os desafios e as dores do pequeno e microempresário fornecedor do mercado imobiliário do Distrito Federal, assim como identificar de que soluções e conhecimentos esses parceiros precisam para fortalecer e expandir seus negócios com qualidade e segurança. Em outra frente, a expectativa é encontrar pontos de ação para que tais fornecedores se mantenham alinhados às suas contratantes, partilhando o esforço por modernização e profissionalização.

Lançado pela ADEMI DF em 2023, o primeiro ciclo de workshops para subempreiteiros visitou nove canteiros no Distrito Federal. Bem-sucedida, a parceria com o SEBRAE DF realizará, no primeiro semestre de 2024, cinco encontros, com empresas especializadas nos diversos serviços da incorporação imobiliária e da construção civil.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros