ADEMI DF recebe escritura definitiva de sua sede

26 mar 2024

Foto – Nina Quintana

Um sonho perseguido por mais de duas décadas tornou-se realidade na manhã dessa terça-feira: a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) recebeu do Governo do Distrito Federal (GDF) a escritura pública definitiva do imóvel onde está instalada a sua sede, na Zona Industrial do Guará. O documento foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante cerimônia no Palácio do Buriti, com a presença da diretoria, ex-dirigentes da entidade e empresários do setor. Na ocasião, foram entregues as escrituras públicas de outros 100 empreendimentos, entre sedes de entidades e empresas do setor produtivo.

“Só temos a agradecer aos nossos ex-presidentes Adalberto Valadão, Paulo Muniz e Eduardo Aroeira, que nos proporcionaram o sonho da casa própria, aquele mesmo sonho que o nosso setor proporciona aos brasilienses”, diz Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. “Parabéns a ADEMI DF e ao GDF, na pessoa do governador Ibaneis Rocha, por ter tornado isso uma realidade”.

Durante a solenidade, o governador destacou o esforço da gestão para agilizar o atendimento de pedidos que tramitam há muito tempo e a importância do documento para dar segurança jurídica para o empreendedor. “Nós conseguimos avançar numa legislação que foi discutida com o meio jurídico e com os empresários do Distrito Federal para que pudéssemos chegar a esse momento tão importante de atingir essa quantidade tão grande de escrituras entregues, trazendo segurança jurídica e respeito aos empresários do Distrito Federal”, afirmou.

“Isso faz também com que os empresários do Distrito Federal vivam um momento diferenciado porque aqui eles têm a segurança de poder trabalhar, de investir e de contratar mais pessoas, que é o nosso objetivo principal enquanto governo: oferecer emprego e renda para população”, completou. Diversas autoridades, entre secretários, parlamentares distritais e federais, participaram do evento.

O terreno foi adquirido no âmbito do programa Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF) em 2003, durante a gestão do empresário Adalberto Cleber Valadão. O sonho da sede própria atravessou gestões e mobilizou empresários que lideraram a instituição ao longo dos últimos 21 anos, não apenas para o pagamento do lote e da construção da sede como, também, para a comprovação do atendimento de todos os requisitos legais estabelecidos pelo programa. Detentora de escritura provisória e tendo cumprido todas as exigências legais do programa Pró-DF dentro dos prazos, a ADEMI DF tornou-se apta a receber a escritura definitiva.

“Ter uma sede própria era de suma importância para as reuniões com o associado e autoridades de forma geral”, recorda o dirigente. “Na minha gestão, desenvolvemos os projetos. As obras foram conduzidas na gestão seguinte, pelo Paulo Muniz, que me sucedeu”, comenta o ex-presidente. A habilitação para o alvará de construção foi expedida pelo poder público em 2010. Valadão presidiu a ADEMI DF de 2003 a 2013.

Edifício sustentável – As obras da sede tiveram início em 2014. “A construção da sede colocou a ADEMI em outro patamar. Nós, empresários do setor, que vínhamos construindo nossa história construindo a casa própria de tanta gente, iríamos construir a nossa casa própria”, lembra Paulo Muniz, que presidiu a entidade de 2013 a 2019. Durante sua gestão, o sonho da sede própria avançou: foi quitado o saldo devedor da compra do terreno, autorizada a construção e realizadas as obras. “Hoje, além do patrimônio, a ADEMI DF tem um lugar apropriado para desenvolver suas atividades, receber sua equipe e associados. Temos muito orgulho da nossa sede”, destaca.

Inaugurado o imóvel, a entidade prosseguiu no atendimento das exigências legais e atenta aos prazos impostos pelo GDF. “Essa conquista, de mais de uma década, representa não apenas um marco, mas também um testemunho do compromisso e dedicação de todos nós para com nossa entidade”, afirma Eduardo Aroeira Almeida, que liderou a ADEMI DF de 2019 a 2023, destacando a importância do trabalho de seus antecessores para que o sonho se tornasse realidade. “Cada um de nós contribuiu com sua visão, liderança e comprometimento para que este momento se concretizasse. É certamente um momento de gratidão, reconhecimento e renovação do nosso compromisso com os valores e objetivos que nos unem como entidade”.

O edifício sede da ADEMI DF apropria as melhores práticas construtivas, tendo como premissa a sustentabilidade, o que rendeu à entidade a conquista do selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), uma das mais importantes certificações ambientais do mundo. Localizado no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), o prédio ocupa área de 733,70 m², construído sobre um terreno de 225 m², contemplando as melhores soluções para construções sustentáveis.

O empreendimento garante conforto acústico, ambiental e visual. O prédio foi pensado com soluções para reduzir o consumo de água e energia, como a geração de energia fotovoltaica e o uso de vidros especiais, que permitem a entrada de luz natural sem aquecer o ambiente, e um sistema de reutilização da água da chuva. A ADEMI DF trouxe para o projeto de engenharia coerência com seu posicionamento em defesa das melhores e mais modernas soluções construtivas e do respeito ao meio ambiente.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros