BRB planeja novas iniciativas de estímulo ao mercado imobiliário do DF

21 fev 2024

Foto – Nina Quintana

Líder na concessão de financiamento imobiliário no Distrito Federal, com 53,8% de participação, o Banco de Brasília (BRB) estuda criar novas ações para alavancar a produção e aquisição da casa própria. A sinalização foi dada pelo presidente do banco, Paulo Henrique Costa, durante reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), realizada na sede da entidade, na manhã da quarta-feira (21/02). Segundo ele, o objetivo é manter a liderança e ampliar a atuação da instituição financeira.

“Há cinco anos assumimos o compromisso de transformar a atuação do banco e o BRB segue focado no seu papel de fomento. O mercado imobiliário segue como setor chave para nós no DF”, afirmou o executivo. Acompanhado de sua equipe, Costa apresentou um balanço do BRB em 2023 a apontou a agenda estratégica do banco para o ano que se inicia, com foco na simplificação de processos, desburocratização e ampliação da carteira imobiliária.

“O BRB é um grande parceiro do nosso setor e está de parabéns. São visíveis os muitos avanços que o banco tem realizado nos últimos anos, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da nossa atividade”, afirmou Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. Também participaram da reunião os presidentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior; e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila.

Foto – Nina Quintana

O presidente do BRB destacou que a contratação de financiamento imobiliário bateu recorde em 2023 e alcançou R$ 4,3 bilhões no Distrito Federal. No apoio à produção, o banco participou com mais de R$ 2 bilhões, sendo parceiro no lançamento de 5 mil unidades residenciais, atendendo a todas as faixas de renda da população.

Empresários do setor sugeriram ao presidente do BRB que a instituição avalie como participar do processo de redução continuada das taxas de juros brasileiras, movimento sinalizado pelo Banco Central nas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). “A taxa de juros é um aspecto determinante para a confiança do comprador e do empreendedor”, comentou Roberto Botelho.

“É preciso uma visão estratégica de como fomentar o mercado e ter uma taxa de juros que caiba no bolso demais pessoas”, acrescentou o presidente do Sinduscon-DF. “Nesse momento, é importante avaliar campanhas de estímulo à aquisição da casa própria”, mencionou o presidente do Codese-DF. O presidente do BRB ouviu as sugestões e informou que a adoção de estímulos novos para o setor já está em discussão no banco.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros