EM PARCERIA COM SEBRAE-DF, ADEMI DF CRIA PROJETO PARA APOIAR FORNECEDORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

18 abr 2023

Fotos – Leandro Sousa 

Quais os desafios e as dores do pequeno e microempresário fornecedor do mercado imobiliário do Distrito Federal? Que soluções e conhecimentos esses parceiros, essenciais para o setor, precisam para fortalecer e expandir seus negócios com qualidade e segurança? Como induzir sua modernização e mantê-los alinhados às suas contratantes, movimento importante para a modernização do setor como um todo? Como crescer juntos e qualificar ainda mais esse ecossistema? Para responder a essas perguntas a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), em parceria com a regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), iniciou um ciclo de workshops para capacitar fornecedores de suas associadas.

A primeira reunião foi realizada na terça-feira (18.04), em um canteiro de obras da Soltec Engenharia. Participaram da ação 16 pequenos e microempresários, cujos serviços foram contratados para a execução de um empreendimento no bairro do Noroeste. São empresas formais e especializadas nos diversos serviços da construção civil, que mantém contratados entre seis e 120 funcionários. A ADEMI DF realizará seis encontros, com empresas diferentes.

“Essa é uma iniciativa para qualificar microempreendedores que atuam no nosso setor, muitos não têm oportunidade de se qualificar e atualizar conhecimentos. A parceria com o Sebrae-DF atende essa expectativa de oferecer a esses parceiros informação qualificada”, afirmou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI DF. “O Sebrae-DF é o melhor parceiro para isso, pois acumula conhecimento amplo não apenas sobre o setor da construção, como também sobre empreendedorismo e administração”.

“Quando o presidente Eduardo mencionou a iniciativa, aceitei o convite na hora, lembrando das histórias que ouvi do meu pai, as dificuldades que ele enfrentou quando criou a nossa empresa”, afirmou Adalberto Valadão Júnior, diretor da Soltec Engenharia. “Naquele tempo não existia esse apoio e agora temos o Sebrae para dar suporte. Então, fazer essa reunião é uma forma de as empresas que trabalham conosco não sofrerem os mesmos tombos”, acrescentou. Na sua avaliação, a capacitação garante a profissionalização continuada desses fornecedores, que passam a ter uma vantagem competitiva no mercado.

Atendimento personalizado – Diretora-superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha (na foto, à direita) destacou que o Sebrae-DF oferece um leque de 19 consultorias outras subsidiadas, focadas na capacitação do micro e pequenos empresários. Segundo ela, a instituição tem como objetivo estratégico apoiar o fortalecimento das empresas e contribuir para o desenvolvimento econômico. “Nós temos consultorias subsidiadas e outras totalmente gratuitas, nos mais diversos temas de interesse do empresário. Contem com o Sebrae-DF para modernizar suas empresas e crescer”. Advogada especialista em gestão, Rainha frisou a importância de o pequeno empreendedor trabalhar com planejamento e se manter atualizado.

Foto: Leandro Sousa 

Durante a reunião, a equipe do SEBRAE-DF fez uma escuta ativa para conhecer os desafios e dificuldades no radar dos empresários. Temas como custos e segurança jurídica encabeçam a lista de preocupações desses empreendedores, especialmente no que diz respeito a questões trabalhistas: o melhor uso dos novos formatos de contratação e mecanismos para garantir segurança em parcerias por tarefa, por exemplo, em um setor que não abre mão da contratação formal, regida pela CLT.

“A preocupação é sempre não precarizar a relação trabalhista”, comentou Ricardo Robson Moreira Gomes, gerente de atendimento do SEBRAE-DF. “É possível ter profissionais registrados como MEI e Eirele, por exemplo, desde que tomando os cuidados decorrentes dessas modalidades”, explicou. Segundo ele, tais modalidades podem ser apropriadas em contratações pontuais, por prazos curtos. “Se for necessário estender, cabe assinar um contrato novo”, pontuou Gomes.

Também fizeram parte da delegação do Sebrae-DF presentes ao workshop Renata Zeller, assessora da diretoria; Carlos Cardoso de Souza, gerente de negócios em rede; Patrícia Ferreira Batista, analista segmento Casa e Construção; e Elizabeth Aguiar, analista de atendimento. A equipe apresentou aos participantes cursos e consultorias disponíveis para melhorar a administração das empresas e adquirirem novas habilidades, com o objetivo de construir um crescimento ordenado.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros