Caixa anuncia novo modelo de financiamento
Por Eduardo Aroeira Almeida, Presidente da ADEMI-DF
Na última terça-feira (20/8) a CAIXA anunciou o novo modelo de financiamento da casa própria corrigido pelo IPCA, índice oficial de inflação – anteriormente era utilizado para o financiamento imobiliário a taxa TR (Taxa referencial). O novo modelo, que é opcional, só será válido para novos contratos – financiamentos imobiliários em andamento não poderão ser alterados.
A nova linha de crédito tem juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Esse novo modelo estará disponível a partir de amanhã (26/8) e poderá ser usado para financiar até 80% do valor de imóveis novos e usados, com prazo de até 360 meses.
A outra opção será o modelo atual, que cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR (Taxa Referencial).
Esses juros são para financiar imóveis pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). As taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.
Para a diretoria da ADEMI-DF esse novo modelo deve movimentar o mercado e aumentar a concorrência entre bancos. A mudança é positiva para suprir o setor do volume de recursos necessários ao seu crescimento.
usuarioademi