POR MAIS MULHERES NO MERCADO IMOBILIÁRIO

11 abr 2024

Por Ana de Paula Fonseca, diretora de assuntos ambientais e responsabilidade social da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF)

A diversidade de gênero é um tema que vem ganhando destaque no dinâmico cenário do mercado imobiliário, e com razão. Nos últimos anos, temos observado uma transformação gradual e significativa na composição do nosso setor: se antes havia uma nítida predominância masculina nas profissões associadas à incorporação imobiliária, vemos agora cada vez mais e mais mulheres assumindo papéis de destaque e influência na área. A motivação para este crescimento não é difícil de entender: ao mesmo tempo em que promove maior equidade, a diversidade de gênero enriquece o setor agregando diferentes perspectivas, experiências e habilidades.

Mais que respeitar o público feminino, a ADEMI DF tem valorizado e incentivado a participação de mulheres nas empresas associadas e no associativismo do setor. Atenta à evolução natural, e desejada, da sociedade brasileira, a entidade assumiu compromisso com a diversidade e a inclusão está refletida em nossas práticas. Assim, reconhecemos que se a presença feminina envolve uma questão de representatividade, ao mesmo tempo se apresenta como uma fonte de inovação e vantagem competitiva para as empresas.

Nossa mobilização para engajar e dar visibilidade ao público feminino é uma demonstração concreta desse compromisso. Nosso entendimento é que, enquanto investimos no potencial das profissionais mulheres, fortalecemos todo o setor e contribuímos para o seu crescimento sustentável. Através da nossa associação, também amplificamos a voz das mulheres, além de promover a troca de experiências e influenciar positivamente as políticas e práticas do mercado.

No nosso entendimento, muito além de uma questão social, a diversidade de gênero no mercado imobiliário com a presença do talento feminino é uma necessidade imperativa. Por isso, temos buscado oportunidades para atrair cada vez mais a participação e presença de mulheres nas nossas iniciativas, entendendo que esse é o caminho para consolidar um novo tempo que já começou.

Para a nossa diretoria, e as nossas associadas, o lugar da mulher é onde ela desejar. Estamos comprometidos no estímulo a uma cultura inclusiva e igualitária, que nos leve a um futuro mais diverso, sustentável e inovador para o mercado imobiliário. Um futuro no qual homens e mulheres podem e devem contribuir e prosperar em igual medida. Vamos a ele!

(Artigo publicado pelo Jornal de Brasília)

Autor

Imprensa Ademi-DF

Parceiros