INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA HABITAÇÃO

23 maio 2024

Por Celestino Fracon Júnior, vice-presidente administrativo e financeiro da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF)

No Distrito Federal, o setor imobiliário está adotando tecnologias inovadoras para revolucionar a forma como construímos e habitamos espaços. Liderando essa transformação estão a tecnologia Building Information Modeling (BIM) e técnicas construtivas que economizam recursos naturais. A absorção de novas tecnologias com foco na qualidade, produtividade e sustentabilidade é um movimento estratégico e continuado das empresas associadas à ADEMI DF, que já está disponível para o comprador.

A adoção do BIM está mudando o panorama da construção civil. Esta metodologia permite uma visualização detalhada de projetos em 3D, do design até a vida útil do edifício. O BIM facilita a identificação de problemas potenciais antes da construção, permite economizar tempo e, consequentemente, melhorar prazos, assim como reduz o desperdício de materiais, contribuindo para uma construção mais sustentável e econômica. O BIM também orienta a gestão do empreendimento, melhorando o pós-entrega, trazendo mais segurança ao empreendedor e ao comprador durante o uso do imóvel.

Nossas associadas têm agregado a seus empreendimentos a automação residencial, inovação que tem levado ao aprimoramento dos espaços habitacionais. Com sistemas que controlam iluminação, segurança e temperatura, oferecemos mais conforto e eficiência energética dos empreendimentos, tanto nos espaços internos dos apartamentos quando nas áreas de uso comum dos edifícios e condomínios. Também estão sendo usados vidros reflexivos, que diminuem a temperatura interna e reduzem o consumo de energia elétrica. As esquadrias modernas contribuem para o conforto acústico, minimizando ruídos externos e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Uma outra inovação é a entrega de novos edifícios com instalações para carregamento de carros elétricos, modalidade de automóvel que promete reduzir significativamente as emissões de CO2 na atmosfera. A presença do carro elétrico – ou híbrido – cresce rápido no Brasil, exigindo a adequação do mercado imobiliário. Também no DF esse movimento já está avançado.

Essas inovações não apenas melhoram a qualidade de vida, como posicionam o DF entre os líderes na construção sustentável e eficiente no Brasil. Com esses avanços, nossas associadas estão não apenas construindo edifícios, mas criando um futuro mais promissor para todos.

(Artigo publicado pelo Jornal de Brasília)

Autor

Imprensa Ademi-DF

Parceiros