ADEMI-DF vai estimular capacitação de trabalhadores do setor na plataforma BIM

02 out 2024

A absorção de tecnologia é cada vez mais intensa no setor da construção, caminho que alcança todas as atividades do segmento. Atenta a esse cenário, a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) vai democratizar o acesso dos trabalhadores ao Building Information Modeling, o BIM, conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para o desenvolvimento de uma edificação ou instalação, ensaiar seu desempenho, e gerenciar as suas informações e dados, utilizando plataformas digitais (baseadas em objetos virtuais) através de todo o seu ciclo de vida. Essa iniciativa será conduzida em parceria com a Dávila Arquitetura e Engenharia S.A, associada à entidade.

“O uso do BIM é cada vez maior e consideramos importante aproximar essa ferramenta do trabalhador, também nos canteiros”, comentou Ana de Paula Fonseca, diretora de assuntos ambientais e responsabilidade social da ADEMI DF (foto). A Dávila Arquitetura e Engenharia S.A propôs à entidade preparar conteúdos orientativos diversos, como cartilhas, para que as empresas do setor possam apresentar o BIM e treinar seus funcionários nos canteiros de obra: o objetivo é auxiliar os trabalhadores na visualização e leitura dos projetos em 3D no canteiro de obras. O tema foi discutido durante reunião virtual de diretoria da ADEMI-DF, na manhã da quarta-feira (02/10).

“Essa é uma ação muito importante, levar esse conhecimento para todas os profissionais envolvidos com a construção, a incorporação. Muito do que planejamos com o BIM é executado em outros escalões, quanto mais trabalhadores conhecerem essa tecnologia melhor para o resultado dos produtos e serviços do mercado imobiliário”, disse Roberto Botelho, presidente da ADEMI-DF.

Debate técnico – Durante o encontro, a entidade convidou seus associados a acompanharem de perto a discussão da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em andamento no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da realização de reuniões com representantes da sociedade civil. “Temos estado presentes, acompanhando o debate e esclarecendo aspectos técnicos com interface junto à incorporação imobiliária”, afirmou Jandson Queiróz, arquiteto e urbanista da Ária Empreendimentos Sustentáveis (foto).

Segundo ele, que representa a ADEMI DF nos grupos técnicos de trabalho que discutem o tema, é importante todo o setor acompanhar a revisão do PDOT, marco legal que impacta a incorporação imobiliária. Presidente da entidade, Roberto Botelho endossou o alerta e destacou que a instituição seguirá contribuindo com a discussão, com vistas a colaborar para a formulação de um marco legal apropriado.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros