JUROS BAIXOS: BOA HORA PARA COMPRAR IMÓVEL

25 abr 2024

Por Leonardo Ávila, diretor de Assuntos Legislativos da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF)

O cenário macroeconômico brasileiro tem fortalecido o desempenho do mercado imobiliário, estimulando a tomada de decisão por novos investimentos pelo empreendedor e abrindo uma janela de oportunidade imperdível para quem deseja adquirir a casa própria ou aplicar suas economias em um investimento rentável e seguro. Temos registrado esse ambiente propício também no Distrito Federal.

Assim como os demais segmentos do setor produtivo, nosso mercado tem registrado o impacto positivo da redução das taxas de juros. Referencial para toda a economia, a Selic é o principal instrumento usado pelo Banco Central para o controle da inflação. O aumento da taxa, de 2% ao ano em 2021, até chegar ao topo de 13,75% em 2022, visou desacelerar a economia brasileira num momento de pressão inflacionária.

A retomada do controle da inflação criou o ambiente desejado para um novo ciclo de queda da Selic: é o que temos acompanhado desde agosto de 2023 e, hoje, chegamos a uma taxa de 10,75%. A expectativa de analistas é fechar 2024 com uma Selic de 9%. Esse também é o cenário desejado pelo empreendedor no DF: a manutenção de um ambiente macroeconômico favorável ao investimento.

Quando o assunto é imóvel, a redução das taxas de juros beneficia, principalmente, o cidadão. Além de aquecer a atividade econômica – o que significa mais emprego e renda; é significativo seu impacto sobre o crédito imobiliário: uma Selic mais baixa coloca mais crédito no mercado e aumenta a capacidade de pagamento das famílias pela melhoria no valor das parcelas no financiamento, garantindo melhores condições de aquisição do imóvel, seja para moradia, seja para investimento.

Em uma palestra recente, o economista Ricardo Amorim quantificou essa relação: segundo ele, cada 1% de redução da taxa de juros no financiamento imobiliário aumenta em um milhão o número de pessoas com capacidade de compra de imóvel no Brasil. Além disso, merece destacar que, historicamente, outro dos efeitos da redução das taxas de juros é a valorização do imóvel.

O mercado imobiliário do Distrito Federal tem registrado expansão em todos os segmentos de renda, mesmo nos momentos de crise. A Selic mais baixa, combinada à expectativa de melhoria sustentada da economia, torna esse um momento muito favorável para a aquisição da moradia. É tempo, mais do que nunca, de comprar imóvel.

(Artigo publicado pelo Jornal de Brasília)

Autor

Imprensa Ademi-DF

Parceiros