O Banco de Brasília (BRB) mantém o mercado imobiliário como segmento prioritário de sua atuação em 2023 e seguirá atuando em parceria com incorporadoras e construtoras do Distrito Federal para estimular o crescimento do setor. Essa mensagem foi levada a empresários pelo presidente do banco, Paulo Henrique Costa, durante reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) na manhã da quarta-feira (15/02), em Brasília. Na ocasião, o executivo apresentou breve balanço do desempenho da instituição financeira em 2022 e os objetivos para 2023.
“Num momento de incerteza, a conversa é ainda mais necessária e nós queremos transmitir tranquilidade ao setor”, afirmou Costa. “O BRB continua focado no desenvolvimento social, em gerar impacto para a sociedade”, acrescentou, destacando que o mercado imobiliário é um vetor essencial nesse objetivo. O executivo demonstrou otimismo com a conjuntura econômica nacional, enxergando sinais importantes para o avanço de reformas estruturantes, como a tributária, que terá impacto positivo sobre a economia e o investimento.
Em 2022, o BRB alcançou 46,2% de participação no setor de habitação – o banco ocupa o primeiro lugar no ranking de financiamento imobiliário no DF e a sexta posição no ranking nacional. Nos últimos quatro anos, acumulou uma carteira de R$ 40 bilhões e financiou 23,2 mil unidades. “Nos
primeiros quatro anos, o nosso desafio era consolidar a atuação do banco, agora o objetivo estratégico é ser o melhor banco do país”, disse Paulo Henrique Costa. O BRB está presente em 92% dos municípios brasileiros, com 6,9 milhões de clientes.
Durante a reunião, os associados da ADEMI DF também discutiram outros temas de interesse do setor, como a renovação do mandato da entidade junto ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) do Governo do Distrito Federal (GDF), o órgão é responsável pela discussão e aprovação de propostas com impacto direto sobre a incorporação imobiliária.
Imprensa Ademi-DF