Foto – Luíz Carlos Santos | ADEMI DF
O projeto urbanístico do Setor Habitacional Jóquei Clube deve ser enviado para exame e aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) no início de agosto. O cronograma de apresentação da proposta foi discutido durante reunião da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal (Seduh-DF), na manhã da terça-feira (02/07). A expectativa é que a proposta possa ser apreciada no mês de setembro.
“Foi uma reunião técnica muito proveitosa, em que pudemos alinhar os últimos pontos para que a SEDUH possa concluir a análise técnica e aprovar o projeto”, esclarece Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. “Nossa expectativa é que o projeto entre na pauta do Conplan em setembro e, sendo aprovado, o governo possa realizar a licitação pública”. Ele esteve acompanhado por Luíz Carlos Santos, gerente de projetos da ADEMI DF, os arquitetos urbanistas Jandson Queiróz e Geanina Picado, e Lúcio Rodrigues, diretor técnico da Ária Empreendimentos Sustentáveis, empresa especializada contratada pela entidade para a formulação do projeto do novo bairro.
O projeto urbanístico do Setor Habitacional Jóquei Clube foi doado pela ADEMI DF ao Governo do Distrito Federal em 2021 e, desde então, passa pela análise técnica dos diversos órgãos do poder público. Ao GDF caberá aprovar a proposta, realizar a licitação pública e prover a infraestrutura e licenciamento ambiental.
A proposta urbanístico cria um bairro que ocupará 272 hectares na região que fica em frente a Vicente Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG) e a Via Estrutural. O novo bairro poderá receber 55 mil habitantes, distribuídos em aproximadamente 16 mil unidades habitacionais. Serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população, assim como unidades comerciais para contemplar diversos segmentos econômicos.
Checagem técnica – A nova região será estruturada com dois parques, vias que acolhem o pedestre e o ciclista, e oferecerá a integração do transporte coletivo, garantindo ao morador acesso organizado – tanto aos modais de transporte público e coletivo como metrô, trem metropolitano e BRT – como aos privados, como carros, motos e cicloviários. O projeto urbanístico também prevê equipamentos como escolas, unidades de saúde e outros equipamentos para prestar serviços à população.
A delegação da ADEMI DF foi recebida pelo presidente da Terracap, Izídio Santos Júnior; pelo diretor técnico do órgão, Hamilton Lourença Filho; e pela secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Janaína Domingos Vieira. Durante a reunião, a equipe técnica também esclareceu dúvidas. Antes de chegar ao Conplan, o projeto do Jóquei Clube passará por nova apreciação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Imprensa Ademi-DF