ADEMI DF homenageia e quer engajar mais mulheres no associativismo do setor imobiliário

06 mar 2024

Foto – Nina Quintana

Lugar de mulher é onde ela quiser estar e sua presença é cada vez mais desejada no associativismo. Essa é a mensagem levada pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) às suas associadas na reunião de diretoria dessa quarta-feira (06/03): a entidade dedicou o encontro às mulheres do setor, renovando o convite para participem mais ativamente da representação institucional do mercado imobiliário. A homenagem mobilizou toda a direção da instituição, dando protagonismo ao público feminino presente nas empresas associadas: um grupo de mulheres foi recebido no encontro com palavras de reconhecimento, flores, chocolate e agradecimentos.

“Quando nós assumimos, tentamos trazer mais mulheres para a diretoria. Temos a Ana de Paula, a quem agradeço a disponibilidade e excelente trabalho que vem fazendo, e o nosso intuito é aproximar mais mulheres da nossa entidade”, afirmou Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. “O setor da construção precisa de mais mulheres, a participação ainda é muito pequena. Nós queremos incentivar essa participação no dia a dia, é importante para o processo decisório”, acrescentou.

O executivo reafirmou o compromisso da ADEMI DF com o estímulo à maior diversidade no setor. “A mulher está tomando o lugar que já é dela”, destacou. “Nós queremos engajar mais mulheres. Não podemos obrigá-las a vir, mas vamos reafirmar sempre a nossa expectativa e a porta aberta”. Botelho lembrou que, com esse objetivo, designou uma mulher para ocupar o assento titular da ADEMI DF no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan): a arquiteta Ana de Paula Fonseca, diretora de assuntos ambientais e responsabilidade social da entidade assumiu a cadeira em 2023.

O Conplan é o órgão colegiado superior do Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Sisplan), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) do Governo Distrito Federal (GDF). Esse colegiado tem a função consultiva e deliberativa de auxiliar a administração na formulação, análise, acompanhamento e atualização das diretrizes e dos instrumentos de implementação da política territorial e urbana. É o posto mais importante da ADEMI DF fora de sua própria estrutura.

Reconhecimento e engajamento – Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a entidade destacou a presença cada vez maior de mulheres no mercado imobiliário: o público feminino ocupa posições nos escritórios, canteiros de obra e estandes de venda. “Eu me sinto muito à vontade nessa casa”, disse Ana de Paula.

“Quando encaramos com naturalidade, competência e dedicação, conseguimos promover um reflexo da mulher na sociedade de forma empática”, comentou. Para ela, a iniciativa da ADEMI DF é importante para naturalizar e dar visibilidade à presença feminina em um segmento ainda marcado pela presença masculina. “Se aproximem, temos uma série de pautas pra seguir e acreditamos que o setor será fortalecido com a nossa contribuição”.

Atuando há 30 anos no setor da construção, Andréia Moraes Mourão, assessora jurídica da ADEMI DF, recordou ser a única mulher com posição na diretoria quando chegou ao associativismo. “Muitas vezes eu ouvia comentários, mas o bom é que a construção civil cresceu, avançou e passou a ver que a competência também pode ser feminina. E quase sempre é”, afirmou. “Esse é um espaço importante. Ter exemplo é importante para outras mulheres, ver mais mulheres atuando e aprender junto”, apontou Andrea Bueno, assessora parlamentar da entidade.

Foto – Nina Quintana 

Conheça algumas das mulheres que estão fazendo diferença no mercado imobiliário do Distrito Federal:

“É importante o caminho que a Ademi DF está tomando. A presença da mulher traz mais humanidade para os negócios”, Natália Seronni, gerente comercial da Construtora Villela Carvalho.

“Eu agradeço a valorização da mulher, parece apenas um evento, mas é importante, pois ainda somos uma minoria. As diferenças sempre agregam e a diversidade sempre vai favorecer o crescimento e a dignidade de todo mundo”, Eulane Porto, global controller na Construtora Villela e Carvalho.

“Mulheres e homens são complementares e têm seu espaço. Olhar para a mulher é importante, pois a mulher não tem espaço, é mais difícil. Muitas vezes a mulher não e vista como competente. Precisamos movimentar um espaço feminino na ADEMI DF, com grupos de discussão para trazer um olhar feminino para a entidade”, Luciana Botelho, diretora administrativa financeira da Base Incorporações.

“Vejo essa mudança de comportamento no dia a dia, naturalmente e mais acelerada. O exemplo de mulheres presentes e ativas estimula outras mulheres”, Cecília Lelis de Carvalho, diretora na HC construtora.

“Agradeço a recepção que temos na ADEMI DF. Tem que ter mulheres para uma perspectiva diferente para as coisas, isso enriquece os processos, facilita a inclusão de todos. Tudo anda melhor quando há maior diversidade: as coisas tendem a ser mais difíceis quando estamos afastados dos grupos. Já avançamos muito, mas ainda tem caminho pra percorrer”, Geanina Picado Maykall, urbanista na Ária Empreendimentos Sustentáveis.

“Essa é uma iniciativa muito importante. Temos muito caminho a percorrer. Faço parte de uma empresa que se preocupa bastante. A atuação da mulher traz mais humanidade para os negócios”, Vivien Marques Sousa Perez, diretora operacional Quadraimob.

Também participou da reunião Kelly Monteiro Sobral, gerente comercial da Tecna.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros