Foto – Divulgação ADEMI DF
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos do projeto urbanístico do bairro Jóquei Clube. Preparada e doada ao Governo do Distrito Federal (GDF) pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), a proposta está em fase final de discussão na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e será examinada também pelo órgão federal antes de ser submetida ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A sinalização foi dada pelo presidente do Iphan, Leonardo Grass, durante reunião com a ADEMI DF e outras entidades do setor produtivo na manhã da segunda-feira (04/03).
“Nós entendemos que a análise do projeto deve ser criteriosa e sabemos da dificuldade de pessoal que o órgão vive, mas como se trata de um novo bairro, importantíssimo para o desenvolvimento sustentável do DF, pedimos que seja analisado com a maior celeridade possível”, disse Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. Segundo ele, um dos pontos em exame refere-se à altura máxima dos empreendimentos.
A ADEMI DF está concluindo um novo estudo técnico para dirimir dúvidas e orientar a melhor decisão sobre o assunto. “Esse estudo está muito bem embasado, com diversas simulações. Nossa expectativa é encontrar um parâmetro que garanta empreendimentos mais arejados, contemplando os cuidados com a paisagem e a qualidade de vida do futuro morador”, acrescentou.
O presidente do Iphan sinalizou que o órgão dará prioridade ao projeto e destacou a preocupação com o desenvolvimento do DF. “O desenvolvimento das regiões é fundamental para a preservação do patrimônio tombado”, afirmou. Superintendente do Iphan, Thiago Pereira Perpétuo informou aos dirigentes que a preocupação do Iphan tem como foco principal o impacto de um novo bairro sobre a paisagem da cidade. Segundo ele, outra questão é compatibilizar as legislações federais com as do Distrito Federal. “Vamos trabalhar para construir um ponto de equilíbrio”, apontou.
Foto – Divulgação ADEMI DF
Também participaram do encontro o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior; Ovídio Maia, vice-presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Secovi-DF); Ivelise Longui e Eliana Klarmann Porto, representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE DF).
A delegação também contou com as presenças João Gilberto de Carvalho Accioly, diretor de política habitacional da ADEMI DF e primeiro vice-presidente do Sinduscon DF; e do vice-presidente do sindicato, Marcontoni Bites Montezuma.
Imprensa Ademi-DF