Terracap apresenta obras do Drenar-DF para dirigentes do setor da construção

23 fev 2024

Foto – Divulgação Terracap

Uma delegação de dirigentes e empresários da construção civil e incorporação imobiliária participou de uma visita técnica às obras do Drenar-DF, ação da Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap) para melhorar o escoamento da água das chuvas e evitar alagamento em regiões do Plano Piloto de Brasília. A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) participou da incursão, precedida da apresentação do projeto, realizada na manhã da sexta-feira (23/02), na Asa Norte.

“Já está em andamento a primeira etapa da obra para corrigir o sistema pluvial na região e evitar que haja alagamentos quando as chuvas chegam. A Terracap escolheu um modelo de ação não destrutivo e está instalando grandes dutos no subsolo, enterrados, para canalizar essa água de maneira segura”, comenta Celestino Fracon Júnior, vice-presidente administrativo e financeiro da ADEMI DF. “É uma intervenção necessária para garantir a qualidade de vida e segurança da população, que tem sofrido os efeitos e prejuízos dos alagamentos”.

O Drenar-DF envolve investimentos da ordem de R$ 180 milhões e prevê a construção de uma rede de drenagem pluvial complementar ao sistema já existente, com 7,68 km de túneis e 104 poços de visita previstos. A água canalizada será desaguada no Lago Paranoá e a expectativa é corrigir gargalos como alagamentos e enxurradas que se formam em pontos da região em decorrência da baixa drenagem das águas da chuva. Segundo a Terracap, a primeira fase do projeto contempla pontos da Asa Norte, que terão as obras concluídas ainda em 2024. Outras regiões serão atendidas em 2025.

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior, avalia que o projeto Drenar-DF terá impacto positivo sobre a capital federal. “Será muito importante para Brasília, à medida que resolverá uma parte importante dos problemas de drenagem da cidade, em especial os do início da Asa Norte”, afirma.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros