Foto: Alan Rios
Representações da construção civil e CODESE DF apontam legalidade, cuidado com o trabalhador e melhoria do ambiente de negócios como prioridades
Empossadas em cerimônia conjunta, as novas diretorias da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), do Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci DF) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese DF) reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento sustentado do Distrito Federal, com inclusão social para toda a população. O compromisso foi assumido em solenidade realizada na manhã da terça-feira (08/08) no auditório do Centro Empresarial da Confederação Nacional do Comércio (CNC), na cidade de Brasília.
Presidentes empossados e os ex-presidentes que deixaram os cargos receberam uma homenagem especial do Banco de Brasília (BRB). “Há quatro anos, recebemos uma determinação do governador de transformar o BRB em um agente de desenvolvimento”, disse Paulo Henrique Costa, destacando o diálogo aberto e a parceria com as entidades do setor da construção e o Codese DF para alcançar tais objetivos. “Aos presidentes que saem o nosso especial agradecimento pela transformação que conduziram nos últimos anos”, acrescentou. “Desejamos sucesso aos presidentes que chegam. Contem com o BRB, com o nosso desejo de impactar esse setor e ter um novo ciclo de mais sucesso e conquistas”.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), aproveitou a cerimônia e anunciou um novo programa de refinanciamento de dívidas (Refis) para apoiar o setor produtivo na solução de perdas acumuladas durante a pandemia de Covid-19. “Nós vamos precisar alavancar mais uma vez o setor produtivo”, disse o governador, que prestigiou o evento acompanhado pela vice-governadora Celina Leão, secretários, presidentes e diretores de diversos órgãos da administração.
“O novo Refis vai pegar todo o período da pandemia, que talvez tenha sido o período mais difícil que o empresário do DF enfrentou. Contamos com o apoio de todos os parlamentares e empresários agora para aprovar esse novo projeto”, apontou Ibaneis. O governador cumprimentou os executivos: “os que saem foram grandes parceiros e com os que entram manteremos um relacionamento transparente”.
Ibaneis também sinalizou avanços na implantação do setor habitacional Jóquei Clube, cujo projeto urbanístico foi doado pelas empresas associadas à ADEMI DF e está sob análise dos órgãos do GDF. “Estamos discutindo o lançamento do Jóquei Clube e a Terracap vai lançar um empreendimento para a classe média no Tororó. Nós não querermos o setor da construção parado de jeito nenhum”, afirmou. Segundo ele, com a conclusão da implementação do bairro Noroeste e a consequente redução do volume de obras, o Jóquei Clube será prioridade para o GDF.
Compromisso com o desenvolvimento – Entronizados na liderança das instituições, os presidentes das entidades da construção e do CODESE DF reforçaram a importância da união e parceria em torno do objetivo comum de desenvolver o DF, com inclusão social, e renovaram os compromissos de cada instituição. Em seu discurso, o presidente da ADEMI DF destacou a importância do diálogo com o Governo do Distrito Federal (GDF) e apontou um conjunto de temas que seguirão entre as prioridades da entidade.
“Faço um agradecimento especial à fundamental e corajosa decisão do nosso governador Ibaneis Rocha que, percebendo a seriedade com que o setor vinha enfrentando a pandemia, incluiu a construção civil entre as atividades essenciais do Distrito Federal”, afirmou Botelho. “Esse gesto de sensibilidade permitiu ao nosso setor não apenas cuidar do trabalhador, como gerar novos empregos e renda, contribuindo com todo o DF em um momento de crise e falta de horizontes”.
O presidente da entidade sinalizou a expectativa do setor com a melhoria no ambiente de negócios e maior segurança jurídica, pelo aperfeiçoamento de marcos legais. “Pedimos ao Governador que dê ao PPCUB a prioridade que ele exige. E que logo que o processo retorne do IPHAN, seja enviado ao Conplan para, então, chegar à Câmara Legislativa do Distrito Federal o mais breve possível”, afirmou Roberto Botelho. “Seria muito bom se conseguíssemos aprovar o PPCUB ainda neste ano”.
O executivo demonstrou expectativa no apoio do legislativo ao projeto, cuja aprovação terá impacto positivo sobre o setor da construção. “Temos certeza de que o Presidente Wellington Luiz encaminhará o assunto com o devido cuidado, transparência, respeito e celeridade. Com o cuidado, que deve ser redobrado por se tratar das normas da nossa área tombada, mas com a agilidade esperada pelo setor produtivo, que deseja empreender com mais segurança e previsibilidade”.
Botelho também defendeu avanços na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), cuja discussão técnica está em curso, com a participação da entidade. “Na nossa avaliação, o PDOT, a lei maior do planejamento urbano do DF, precisa urgentemente ser revisado. Como toda lei muito complexa, por melhor que a façamos, sempre ficam lacunas ou distorções que não possibilitam que a sociedade extraia o máximo do seu potencial”, mencionou. Segundo ele, um dos pontos a serem aprofundados trata do conceito de densidade habitacional.
Foto: Alan Rios
“Encerro minhas palavras reafirmando os compromissos que marcam a atuação da ADEMI DF. Nossa entidade está comprometida com o Distrito Federal; com a legalidade; com o respeito ao meio ambiente; com o desenvolvimento sustentável; com a geração de emprego e renda e com o sucesso e o lucro das empresas do mercado imobiliário”, afirmou Roberto Botelho. “Não devemos demonizar o sucesso e o lucro, pois somente através do lucro podemos gerar novos investimentos, desenvolvimento, emprego e renda em um ciclo virtuoso na economia, refletindo no bem-estar da sociedade”, defendeu.
Engajamento e união – “Hoje é um dia muito especial, em que as entidades se unem para celebrar suas eleições. Isso demonstra a união do setor da construção na defesa de suas pautas”, disse Adalberto Valadão Júnior, presidente do Sinduscon-DF. “Vamos dar continuidade ao trabalho e acrescentar novas camadas para fortalecer a representatividade interna e externa”, acrescentou, apontando a maior industrialização das obras e qualificação da mão de obra como prioridades da gestão.
“Há dois anos eu tomava posse como presidente do Codese, ansioso pelos desafios. Com o tempo percebi que essa missão era um grande presente, que me permitiu estar ao lado de pessoas engajadas por uma Brasília melhor”, afirmou Leonardo Ávila, presidente do Codese DF. Ele destacou o crescimento do colegiado, que contava com 15 mantenedores e hoje aglutina 29 apoiadores, articulação que garante ao CODESE DF credibilidade e legitimidade para conduzir o trabalho. “Um novo mandato se inicia e eu me comprometo a me dedicar com entusiasmo para construir o Codese que a gente quer”.
“O Seconci está de portas abertas e é muito importante que todas as empresas participem”, disse Carlos Eugênio de Faria Franco, presidente do Seconci-DF. “Assumo com muito orgulho, para dar continuidade ao trabalho atender a área social para os trabalhadores da construção, que são os que mais precisam”, destacou.
Os executivos empossados agradeceram aos diversos entes que têm apoiado o setor e as atividades de cada instituição. Esse reconhecimento alcançou o governador Ibaneis Rocha e sua equipe, o presidente do BRB e da CLDF, O SEBRAE-DF, a Fibra DF, o Sticombe Brasília, o empresário Paulo Octávio entre outros.
Entidades prestigiadas – A posse conjunta das diretorias foi pensada para simbolizar a parceria entre as quatro instituições e fortalecer a parceria institucional que sustenta a atividade individual de cada entidade. As gestões para o biênio 2023-2025 são lideradas por Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF; Adalberto Valadão Júnior, presidente do Sinduscon-DF; Carlos Eugênio de Faria Franco, presidente do Seconci DF, e Leonardo Ávila, reeleito presidente do Codese DF. A nova diretoria das entidades foi eleita em junho e a posse administrativa das gestões aconteceu no mesmo mês.
A celebração conjunta da posse reuniu convidados do Executivo, do Legislativo, Judiciário e empresários do Distrito Federal em evento que destacou a importância do setor da construção para o desenvolvimento do DF. Além do governador e da vice-governadora do Distrito Federal e sua equipe, foram recebidos no auditório da CNC o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), e diversos parlamentares locais como as deputadas Doutora Jane (MDB-DF) e Paula Belmonte (CIDADANIA-DF). Deputado federal, o ex-presidente da casa, Rafael Prudente (MDB-DF) também participou da cerimônia.
“Me sinto muito em casa ao lado de tantos amigos. Nós desejamos sucesso a vocês, o sucesso de Brasília depende do setor produtivo”, afirmou o deputado distrital Wellington Luiz, presidente da CLDF. “Contem com a CLDF, pois nós contamos como vocês”, destacou. “Nós teremos muitos desafios”, afirmou Celina Leão. “Mas qualquer que seja a pauta, saibam que o nosso governo estará de portas abertas”, frisou a vice-governadora.
As entidades também receberam representantes da entidade nacional da construção civil – a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – e de entidades do setor produtivo e outros parceiros do setor da construção como a Associação Brasiliense de Construtores (ASBRACO), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA DF); a regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal; e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICOMBE Brasília) entre outros.
usuarioademi