Foto – Nina Quintana
As discussões técnicas em torno da criação do Setor Habitacional Jóquei Clube estão avançadas nos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Esse tema foi tratado por empresários do mercado imobiliário durante reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), na manhã da quarta-feira (26.07), na cidade de Brasília. O projeto urbanístico do novo bairro foi doado pela entidade, que tem acompanhado a análise pelo poder público, acrescentando esclarecimentos e eventuais dados novos necessários para aprovação.
“Estamos na fase final do exame do projeto, cuja execução terá grande importância para ampliar a oferta de moradia no DF”, diz Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF. Na primeira reunião de sua gestão, inaugurada no final de junho, a diretoria da entidade conheceu a fase de discussão do projeto urbanístico. “Nesse momento, estamos preparando esclarecimentos para a SEDUH sobre a metodologia de controle de densidade”, informou João Accioly, diretor de política habitacional da ADEMI DF, que acompanha a tramitação do projeto.
“O que propusemos para o Jóquei Clube está adequado aos objetivos de adensamento para a região”, acrescentou. Segundo ele, os dados novos sobre o tema serão enviados para exame da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) nos próximos dias. A expectativa da ADEMI DF é que o projeto seja apreciado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CONPLAN) ainda no segundo semestre.
Na mesma reunião, os dirigentes da entidade conheceram os resultados da primeira rodada do Workshop para Empreendedores do Mercado Imobiliário, capacitação realizada pela ADEMI DF em parceria com a regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE DF): a iniciativa tem como objetivo apoiar micro e pequenos empresários fornecedores de serviços para o mercado imobiliário, de forma a fortalecer todo o ecossistema do segmento.
Desencadeado em abril, o projeto realizou cinco workshops nos canteiros de obra de empresas associadas à ADEMI DF. Participaram da primeira rodada a Soltec Engenharia, a Apex Engenharia, a Habitar Empreendimentos, a Construtora Jarjour, a Construtora Conbral, a Tecna Construtora e a Faenge Empreendimentos.
A pauta das reuniões discute o dia a dia desse empreendedor, para conhecer seus desafios, dificuldades e sinalizar oportunidades para que possam consolidar e expandir seus negócios com qualidade e segurança. Para isso, a equipe do SEBRAE DF promove uma escuta ativa para identificar temas que estejam no radar desse público: sejam gargalos ou oportunidades. “Nós fizemos a sensibilização dos parceiros e entendemos que é preciso qualificar esses empresários”, informou Luíz Carlos dos Santos, gerente de projetos da ADEMI DF.
Segundo ele, encerrada a primeira rodada, será preparado um diagnóstico apontando os temas e demandas mais relevantes. “Com essas conclusões, em parceria com o SEBRAE DF vamos estruturar uma trilha de capacitação focada no setor imobiliário”, acrescentou Santos. As duas entidades também estudam a organização de missões empresariais, para reforçar a capacitação.
O presidente da ADEMI DF informou que a entidade trabalha em uma capacitação focada nos funcionários das empresas, com vistas a melhorar indicadores de produtividade no setor.
Imprensa Ademi-DF