ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS: MERCADO IMOBILIÁRIO FECHA MAIO LANÇANDO MAIS DE MIL UNIDADES RESIDENCIAIS

05 jul 2023

O mercado imobiliário do Distrito Federal caminha para fechar o primeiro semestre de 2023 confirmando expectativa dos empreendedores por um desempenho positivo. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas mostram aquecimento do setor em maio, com alta no volume de vendas e lançamentos: 424 unidades e cinco empreendimentos, respectivamente. O resultado de maio significou a oferta de 1.029 novas unidades residenciais, acumulando um total de 5.394 imóveis à disposição do consumidor, em todas as regiões do DF. Em maio, o IVV alcançou 7,9%.

“A pesquisa demonstra que o nosso setor está reaquecendo depois dos primeiros meses de cautela do empreendedor”, avalia Celestino Fracon Júnior, vice-presidente administrativo-financeiro da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). Segundo ele, o primeiro trimestre foi marcado pela expectativa em torno da política econômica do novo governo, cujos paradigmas estão mais claros, permitindo melhores decisões pelo setor produtivo. “Nossas associadas retomaram seus planos de investimento e a tendência é seguirmos com o mercado aquecido, oferecendo novas oportunidades de aquisição para a população”.

“O IVV confirma a resiliência do mercado imobiliário do DF, que mesmo com juros acima do desejado, mantém um padrão de lançamentos e vendas robusto, fortalecendo nosso entendimento de que a queda nos juros vai dinamizar ainda mais o mercado”, avalia o vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF), João Carlos Lopes.

Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF):

  • Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
  • Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
  • Criada em 2015, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

No mês de maio, foi registrado aumento de 26,9% na comercialização de unidades novas no DF: em abril, foram vendidos 334 imóveis. As regiões que mais venderam foram Águas Claras – com 101 unidades; Noroeste – com 94 unidades; e Ceilândia – com 65 unidades. A pesquisa IVV também aponta que Águas Claras, Ceilândia, Gama, Noroeste e Park Sul tiveram um novo empreendimento lançado no período. De janeiro a maio de 2023, foram lançados 15 novos empreendimentos residenciais no DF.

“Esses dados mostram que o mercado está atendendo a todas as faixas de renda da população, com lançamentos no segmento econômico, de médio e alto padrões”, comenta o vice-presidente da ADEMI DF. “O Distrito Federal ainda tem alta demanda por moradia digna e nossas associadas têm trabalhado para oferecer ao consumidor as melhores opções de compra, em todo o DF”, acrescenta Fracon Júnior.

“Interessante que, em 2023, também observamos um avanço importante no IVV de imóveis comerciais, que vinha bem abaixo do residencial ao longo dos últimos anos. Isso mostra que o crescimento no DF também está gerando demanda de imóveis comerciais novos”, finaliza o vice-presidente do SINDUSCON-DF, João Carlos Lopes.

Autor

usuarioademi

Categorias

Parceiros