EM OFICINA DA SEDUH, ADEMI DF DEFENDE ADENSAMENTO URBANO NO DISTRITO FEDERAL

26 jun 2023

O adensamento urbano é uma das premissas que deve ancorar a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). Essa é uma das propostas levadas pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), que acompanha e participa da discussão técnica para a modernização da norma e participou da oficina Vamos falar sobre o futuro da construção civil, setor imobiliário, indústria e comercio no DF? realizada pelo Comitê de Gestão Participativa do PDOT na quinta-feira (22.06), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Nós queremos através da oferta de informações técnicas, embasadas em cases de sucesso, demonstrar que a alta densidade habitacional é diretamente ligada ao conceito de urbanismo sustentável. Com o adensamento a oferta de imóveis menores e mais acessíveis se tornam viáveis beneficiando a população”, comenta Ana de Paula Fonseca, diretora de Assuntos Ambientais e Responsabilidade Social da entidade, que representou o mercado imobiliário no evento.

Também participaram da oficina o diretor de Política Habitacional, João Gilberto de Carvalho Accioly; o diretor técnico, Rogério Markiewicz, e empresários associados da ADEMI DF. “Precisamos aproveitar estas oportunidades que temos para nos posicionar e expor nossas ideias, com qualidade técnica, transparência e propriedade”, afirma João Accioly, que também representou o Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

A oficina foi prestigiada por empresários e dirigentes do setor da construção. O presidente da ADEMI DF, Eduardo Aroeira Almeida, e o presidente eleito da entidade, Roberto Botelho; e o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, acompanharam o seminário. Em conjunto com a SEDUH, as duas entidades definiram o formato do evento e colaboraram na organização. Para trazer os temas do setor, a ADEMI DF e o Sinduscon-DF escolheram realizar um seminário, para discutir o tema mais importante para o setor dentro da ampla agenda que envolve o PDOT.

A programação contou com duas apresentações e debate sobre densidade habitacional, tendo como painelistas o professor Jandson Queiróz, da Ária Empreendimentos Sustentáveis, e o empresário Ricardo Birmann, presidente da Urbanizadora Paranoazinho. Eles explicaram que a densidade habitacional visa um urbanismo sustentável, partindo da premissa que os grandes centros oferecem infraestrutura urbana otimizada para atender a população e garante mobilidade e serviços no mesmo lugar, estabelecendo mais qualidade de vida.

Birmann apresentou cases de experiências exitosas de ocupação verticalizada e Queiróz traçou um panorama histórico do crescimento populacional do Distrito Federal, comentando aspectos do adensamento e dos impactos do tombamento de Brasília. A ADEMI DF é contra a ocupação espraiada do território e enxerga no planejamento urbano um mecanismo que permitirá, inclusive, coibir a ocupação ilegal e a oferta de habitação dentro da lei, oferecendo novas áreas para habitação. O PDOT terá impacto decisivo nesse movimento.

A modernização do PDOT é iniciativa do GDF e será objeto de ampla discussão com a sociedade, para além dos debates em órgãos técnicos, antes de ser enviada ao poder legislativo. Para isso, a secretaria vai realizar 53 encontros no formato de oficinas, para em um primeiro momento coletar as informações da sociedade e na sequência discutir as mudanças desejadas e endereçar soluções que contemplem a expectativa da população e dos setores organizados. 35 das oficinas previstas serão dedicadas a avaliar individualmente cada região administrativa do DF e outras 18 abrirão diálogo com a sociedade civil organizada.

Autor

usuarioademi

Categorias

Parceiros