ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS: EM MAIO, MERCADO IMOBILIÁRIO REGISTRA MAIOR VOLUME DE OFERTA NO DISTRITO FEDERAL

06 jul 2022

O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou desempenho positivo no mês de maio e alcançou o maior volume de unidades ofertadas para esse período. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas mostram que estão colocadas à venda 5.026 unidades residenciais novas, 7,2% a mais que o registrado em maio de 2021. O indicador alcançou 8,5%, em um mês marcado por três lançamentos e a oferta de 732 unidades residenciais. A pesquisa também mostra expansão na comercialização, com a venda de 425 unidades no mês de maio, 8.4% a mais que o registrado em abril de 2022.

“Os dados de maio mostram, mais uma vez, a grande resiliência do nosso mercado. Mesmo com as turbulências da economia, temos registrado desempenho acima da média”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). “Esse é um sinal da confiança do empreendedor, que segue lançando mesmo em um cenário mais desafiador, e do comprador, que continua enxergando no imóvel um investimento seguro e importante para a sua vida”, acrescentou, referindo-se à alta continuada nos preços dos insumos e a oscilação das taxas de juros.

A manutenção dos lançamentos mostra o amadurecimento do setor e a confiança que o empreendedor tem nesse mercado. Mesmo sem a ajuda da economia e com um cenário político instável, a venda de imóveis tem seguido seu curso positivo com boa velocidade e renovação constante dos produtos ofertados”, ressaltou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF), Adalberto Valadão Júnior.


Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica:

  • O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
  • Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
  • Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Em maio, Samambaia registrou maior volume de vendas, com a comercialização de 90 unidades; seguida por Águas Claras, com 89 unidades; e o Noroeste, que registrou venda de 84 unidades. A pesquisa IVV registrou o lançamento de três empreendimentos: Noroeste, Águas Claras e Planaltina. O movimento de lançamentos e vendas sinalizam equilíbrio do mercado imobiliário, com o atendimento a todas as faixas de renda.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros