Coluna Semanal ADEMI-DF 29 de Setembro 2019

30 set 2019

Descomplicar a construção imobiliária irá favorecer desenvolvimento sustentável do DF

Por Eduardo Aroeira Almeida, Presidente da ADEMI-DF

O ‘1º Fórum de Discussão da Cidade’, organizado pela ADEMI-DF e pelo Sinduscon-DF, dia 25/9, destacou um ‘case’ da prefeitura de Fortaleza (CE), que serve de inspiração para a aplicação de melhorias na gestão pública do DF. Fortaleza provocou um amplo processo de transformação socioeconômica, com perspectivas sólidas de atrair investimentos, gerar negócios, empregos e renda, bem como de multiplicar a arrecadação tributária. O caminho foi descomplicar, baratear e racionalizar os procedimentos de licenciamento, vistoria e outros relacionados à construção imobiliária.

 

No Fórum, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente daquela capital, Maria Águeda Muniz, disse que a prefeitura tornou os procedimentos quase que integralmente online e com prazo imediato de liberação de licenças ou em 30 minutos. Com esta agilidade para favorecer atividades produtivas legalizadas, ficaram minados os espaços para a economia informal.

 

Na visão da ADEMI-DF, tudo o que o DF precisa fazer para crescer e se desenvolver com sustentabilidade, aquela prefeitura já avançou e pode inspirar os brasilienses a criar condições semelhantes na Capital do Brasil, igualmente a partir de ações voltadas a descomplicar os processos relacionados ao setor da construção imobiliária.

Autor
Avatar

usuarioademi

Categorias
Notícias Relacionadas

Parceiros