Coluna Semanal Ademi-DF 24 de Março 2019

25 mar 2019

Otimismo dos compradores está se concretizando e IVV de janeiro/2019 foi o dobro do de 2018

Por Paulo Muniz , Presidente da ADEMI-DF 

Mês geralmente de vendas mais baixas no setor imobiliário, janeiro surpreendeu e registrou a maior velocidade de vendas para o mês desde 2015, quando foi iniciada a pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis novos no Distrito Federal. O IVV para imóveis residenciais novos no 1º mês de 2019 foi de 7,3%, ou seja, 109% maior do que o IVV de janeiro de 2018 (3,5%). A velocidade considerada como referência pelo setor imobiliário é de 5%.
Planaltina registrou maior IVV em janeiro: 19,1%; Samambaia veio logo depois com 16,4%; em seguida, Santa Maria, 14,2%. Nessas localidades, o que influenciou o bom desempenho foram os negócios com unidades de baixo custo, que têm condições mais favoráveis de financiamento. Taguatinga (6,1%) e Águas Claras (5,8%) registraram IVV acima de 5%. A pesquisa considera os negócios em todas as regiões administrativas do DF, informados pelas 30 empresas participantes do estudo, responsáveis por cerca de 85% da oferta de imóveis novos.
Segundo a diretoria da ADEMI-DF é bastante positivo o desempenho em vendas em janeiro deste ano, porém, é preciso chamar a atenção da CAIXA e dos bancos privados para  necessidade de se aumentar a oferta de crédito, não só para o comprador, mas, também, para financiar a construção de novas unidades imobiliárias.
O estudo é conduzido em parceria pela ADEMI-DF e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (SINDUSCON-DF), com apoio do SEBRAE-DF. A empresa Opinião Informação Estratégica é responsável pela coleta, tabulação e análise das informações, obtidas junto às empresas que aderiram voluntariamente ao projeto.

Autor
Avatar

usuarioademi

Categorias
Notícias Relacionadas

Parceiros