EM CERIMÔNIA NO BURITI, ADEMI DF ASSINA COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DOAÇÃO DO PROJETO URBANÍSTICO DO SETOR HABITACIONAL JÓQUEI CLUBE

25 jun 2021

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) assinou com o Governo do Distrito Federal, nesta quinta-feira (24/06), o termo de cooperação técnica para a doação do projeto urbanístico para a implantação do Setor Habitacional Jóquei Clube. O projeto terá custo total de R$ 1,6 milhão e ficará pronto até o final de 2021. A parceria foi formalizada em cerimônia com a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e outras autoridades no Palácio do Buriti. A expectativa é que as licitações para a venda das projeções possam ser feitas pelo GDF em 2022.

“A gente espera que, a partir de janeiro do ano que vem, tenhamos condições de fazer a disponibilização dos terrenos para a construção dos prédios. Vamos ter ali um bairro bastante moderno e esperamos que as empresas que adquirirem os terrenos façam isso de forma bastante rápida, para disponibilizar moradia para a população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis, depois de assinar o acordo de cooperação.

“Esse é um projeto que vem sendo trabalhado pela Ademi, assim como foi o Noroeste. Nós temos no Noroeste um dos melhores bairros do Distrito Federal, construído com toda a parte ecológica, com muito cuidado. E a ideia de trabalhar junto à Ademi foi exatamente fazer do bairro do Jóquei mais um de grande qualidade de vida para a população”, acrescentou.

“Esta é mais uma contribuição que fazemos para o desenvolvimento e expansão ordenada do DF, com um projeto que atende todas as normas legais e ambientais, que será implantado por empresas que atuam na formalidade”, afirmou o presidente da ADEMI DF. “Vamos entregar o projeto até o final desse ano, contemplando toda a população, nas diversas faixas de renda”.

VEJA MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA

Bairro sustentável – Pelo acordo, a entidade doará ao GDF o Plano Urbanístico da Área de Expansão Urbana da região: o projeto será formulado pela Ária Empreendimentos Sustentáveis, empresa especializada contratada pela ADEMI DF. O Jóquei Clube ocupará um total de 272 hectares, fica em frente a Vicente Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG) e a Estrutural, e poderá receber 56 mil habitantes, distribuídos em aproximadamente 17,5 mil unidades habitacionais. Serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população, assim como unidades comerciais para contemplar diversos segmentos econômicos.

Ao GDF caberá realizar a licitação pública e prover a infraestrutura e licenciamento ambiental. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) já aprovou Estudo Territorial Urbanístico (ETU) aplicável ao setor. É o primeiro estudo necessário para possibilitar o início do processo de parcelamento do solo urbano.

Com público restrito, a cerimônia contou com as presenças do vice-governador, Paco Britto; do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Mateus Oliveira; do presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izídio Santos Junior; do diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço. Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF), Dionyzio Klavdianos, e integrantes da diretoria da ADEMI DF também participaram do evento, que foi transmitido ao vivo pela internet.

Agilidade – “Essa área do Jóquei é uma área urbana e tinha recebido as primeiras diretrizes para parcelamento do solo, para criação de novos lotes, desde 2017. Nos últimos anos, de 2019 para cá, fizemos atualizações dessas diretrizes, para garantir que a criação desse bairro viesse dentro de uma perspectiva do urbanismo contemporâneo, com todas as preocupações de sustentabilidade, de questões ambientais e da melhor infraestrutura urbana possível”, comentou o titular da SEDUH, Mateus Oliveira

“Essa parceria com a Ademi traz ao Distrito Federal as condições necessárias para que a gente tenha agilidade para ter em mãos esse projeto de expansão urbana”, afirmou Izidio Santos Junior, presidente da Terracap. “O objetivo é agilizar a confecção dos projetos urbanísticos do setor, oferecendo de forma mais rápida moradias para população do DF, com unidades verticais e reservas para habitações multifamiliares populares”, esclareceu o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros