AUTORIDADES DO DF PRESTIGIAM POSSE E DESTACAM IMPORTÂNCIA DA ADEMI DF

23 jun 2021

A nova gestão da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) foi inaugurada com o reconhecimento da importância da atuação da entidade e do mercado imobiliário para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. A cerimônia de posse administrativa da Diretoria Plena, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo para o biênio 2021/2023 contou com a participação de autoridades do Distrito Federal e dirigentes das entidades locais e nacional do setor da construção.

“Esses momentos são muito importantes, para olharmos para trás, lembrarmos o que já foi feito, olhar pra frente e ver o que ainda tem de ser feito. A história da ADEMI é importante, vocês continuam o que JK começou, vocês constroem Brasília”, afirmou André Clemente, secretário de Economia do Governo do Distrito Federal, que representou o governador Ibaneis Rocha. Para destacar a importância do setor, ele informou que o recolhimento do IPTU e do ITBI contribuiu para aumentar a arrecadação do DF mesmo na pandemia.

“O governador percebe a necessidade de um ambiente econômico favorável às empresas para termos desenvolvimento e, por isso, tem atuado pela segurança jurídica e redução da burocracia”, avisou. A Assembleia Geral Ordinária que empossou a nova gestão teve formato misto – realizada na sede da entidade com a presença de público reduzido e transmitida ao vivo pela internet. Atendendo à prevenção da Covid-19, todos os protocolos sanitários foram observados. A solenidade foi aberta com homenagem às vítimas da doença e, também, a todos os trabalhadores que têm mantido o país em ação.

Votação da LUOS – “Não vou falar da pandemia, temos que pensar para a frente. Demos um cavalo de pau no planejamento de 2020 e de 2021, tivemos erros, ninguém nunca passou por um momento como esse, mas temos feito tudo para acertar”, comentou Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O parlamentar destacou que o legislativo distrital tem batido recorde na aprovação de projetos nos últimos dois anos, muitos dos quais destinados a garantir condições para o funcionamento do setor produtivo.

Prudente reafirmou o compromisso com a aprovação da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), um dos marcos regulatórios com maior impacto sobre o mercado imobiliário e que tramita na CLDF. “Temos que votar a LDO e a LUOS, todo mundo falou disso aqui. Há dificuldades e complexidade nesse projeto, mas podem ter certeza de que não sentamos em cima de projeto nenhum. Tudo o que chega é cotado. Estamos diante de um projeto complexo e estamos deixando os técnicos e as comissões da Câmara fazerem o seu trabalho”.

“Quero falar de parceria, confiança, trabalho em equipe e desafios. A união entre governos e sociedade civil organizada é uma das maneiras de buscar o desenvolvimento sustentável e a ADEMI deu mostras de cumprir esse compromisso, de parceria para desenvolver o DF. A primeira gestão veio com esse senso de parceria e contribuição para o desenvolvimento e temos certeza de que vai continuar”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal, Mateus Leandro de Oliveira.

“Temos na ADEMI o melhor cliente e temos feito um esforço gigantesco para atender as demandas do setor. Temos um grande passivo no Noroeste e conseguimos avançar. É preciso priorizar a solução dos problemas, não conseguimos fazer tudo de uma vez só. Mas conversando, vamos resolvendo aos poucos”, sinalizou Izídio Santos Júnior, presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Parceria e coesão – “Quero agradecer à ADEMI DF pelo que construímos nesses dois anos, o BRB saiu de uma posição quase inexistente para a liderança no crédito imobiliário no DF. Este é um setor importante, que realiza sonhos, tem uma cadeia produtiva ampla e democrática, que gera renda. Quero deixar uma palavra de otimismo, o melhor está por vir”, afirmou o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

“A ADEMI DF tem participado da CBIC ao longo do tempo e quero desejar sucesso a vocês. Tenho muito orgulho de pertencer a um setor que encarou o problema que estamos enfrentando com muita coragem, competência e determinação. Nós cuidamos dos nossos trabalhadores e, apesar de todos os problemas, tivemos competência para lidar com o desafio”, afirmou José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade nacional.

    

Presidente do CODESE-DF, o empresário Paulo Muniz aproveitou a ocasião para informar que o mercado imobiliário continuará contribuindo com a formulação de políticas para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal e anunciou que o diretor de Assuntos Legislativos da ADEMI DF, Leonardo Ávila, será o próximo presidente do CODESE-DF.

“Brasília tem uma condição especial, as entidades da construção trabalham de forma irmã e isso é muito bom. Nosso setor não trabalha só para si, buscando lucro, mas também para preservar a cidade. Temos um compromisso para ajudar a cidade, coerente com o sonho da sua criação. Quero desejar o melhor, e vamos fazer ainda mais do que fizemos nesse período”, afirmou Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF).

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros