ANOREG FARÁ TREINAMENTO DE INCORPORADORAS PARA O USO DO E-NOTARIADO

10 jun 2020

Os cartórios do Distrito Federal vão oferecer a incorporadoras e construtoras treinamento gratuito para o correto uso do Sistema de Atos Notariais Eletrônicos (e-Notariado), plataforma digital criada no final de maio por meio do Provimento nº 100, do Conselho Nacional de Justiça, para a realização de operações de compra, venda e doação de imóveis; divórcios, inventários e também o reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Transações realizadas fora desse sistema serão consideradas nulas.

“Nós vamos auxiliar as empresas nessa transição, de forma que as atividades transcorram sem transtorno”, informou Allan Nunes Guerra, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (ANOREG-DF). A prestação de serviço foi anunciada na quarta-feira (10/06), durante reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF). Guerra esclareceu diversos aspectos do Provimento nº 100 e as funcionalidades da plataforma. Virtual, a reunião foi realizada pelo aplicativo Zoom.

Presidente da entidade, Eduardo Aroeira Almeida destacou que a digitalização de procedimentos cartoriais imposta pela pandemia pelo novo coronavírus veio pra ficar. “A tendência é que todo o processo seja digital, inclusive a escritura final do imóvel”, comentou. “Ainda a evoluir, resta que a escrituração digital possa ser feita não apenas regionalmente, porém que se autorize opção por qualquer cartório, de qualquer unidade da federação, de forma a estimular a concorrência e, consequente, melhores serviços”, acrescentou.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros