SETOR DA CONSTRUÇÃO DO DF ENTRA NO ESFORÇO DE CONTENÇÃO DO CORONAVÍRUS

03 abr 2020

Construtoras e incorporadoras do Distrito Federal aderiram às recomendações das autoridades sanitárias e desencadearam iniciativas para orientar suas equipes na prevenção da transmissão do Coronavírus (COVID-19). Na quarta-feira, 18, o Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) publicou cartilha orientativa contemplando os cuidados a serem adotados nos canteiros de obras, escritórios e demais espaços de execução dos empreendimentos do setor, assim como recomendações e esclarecimentos nos campos jurídico e trabalhista. O documento será replicado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF).

“Nesse momento, é importante manter a serenidade e adotar as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias”, afirma Celestino Fracon Junior, vice-presidente da ADEMI DF. “Nosso foco é o trabalhador, tanto as equipes internas das empresas, quantos aqueles que estão nos diversos canteiros de obra”.

A cartilha é fruto do trabalho Comitê de Crise do Sinduscon-DF, em parceria com o escritório Amorim Trindade Kanitz Russomano Advogados. De forma didática, o documento explica o que é o Coronavírus, as formas de transmissão e as recomendações para a sua prevenção, como o distanciamento social e uma higiene mais rigorosa das mãos, entre outros. E também aborda temas associados à questão trabalhista e jurídica, com vistas a tornar mais claro ao empresário como gerir suas equipes nesse período.

Também está exposto um conjunto de orientações para reduzir o risco de propagação do vírus nos canteiros de obra. A cartilha recomenda a instalação de lavatórios com água e sabão no hall de entrada das empresas, com instruções sobre a higienização correta das mãos; o provimento de sanitizantes (álcool em gel 70% ou outros adequados à atividade) em diversos pontos da obra; a fixação de cartazes, distribuição de panfletos e cartilhas com informações e esclarecimentos; uso das mídias sociais da empresa como forma de sensibilização dos funcionários.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros