ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS: EM JANEIRO, MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SINALIZA TENDÊNCIA POSITIVA

26 mar 2024

O mercado imobiliário do Distrito Federal abriu 2024 com desempenho positivo no segmento de imóveis novos, com a comercialização de 288 unidades no mês de janeiro – são 6,2% mais que os 271 imóveis vendidos no mesmo período de 2023. Esse é um dos resultados da primeira rodada da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) deste ano: o indicador alcançou 3,8%, mantendo a sazonalidade que costuma adiar a aquisição da casa própria no início do ano.

“Tradicionalmente, o período de férias afasta o comprador dos estandes, mas nesse ano vimos o contrário”, comenta Roberto Botelho, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). “Os dados indicam que o setor está movimentado nesse início de ano e nossa expectativa é que 2024 seja um ano positivo, alavancado pela queda continuada nas taxas de juros”.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) na área Indústria Imobiliária, João Carlos de Siqueira Lopes, janeiro teve um saldo positivo na quantidade de unidades comercializadas em relação ao mesmo período de 2023, o que, segundo ele, mostra a queda de juros está trazendo o efeito esperado pelo setor. “Este ano a expectativa está muito positiva em relação ao volume de vendas. Com o aumento do custo de aluguel e a redução da taxa de juros, a compra de um imóvel novo é melhor a escolha”, afirma.

Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o Sinduscon-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pelo Opinião Informação Estratégica, com apoio da regional no DF do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE DF):
•    O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
•    Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de até 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
•    Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Segundo a pesquisa, em janeiro foi registrado o lançamento de um empreendimento na cidade de Planaltina: nesse início de ano a oferta de imóveis novos (na planta e em construção) supera as 7.500 unidades, em todas as cidades do Distrito Federal. As regiões com maior volume de vendas no período foram Águas Claras, com 60 unidades; Noroeste, com 55 unidades; Recanto das Emas e Ceilândia, com 32 unidades cada. A pesquisa aponta, ainda, que 92% dos imóveis comercializados em janeiro estão em obra.

“A pesquisa mostra que pessoas de todas as faixas de renda estão buscando o sonho da casa própria ou buscando o imóvel como investimento”, diz Botelho. Para o presidente da ADEMI DF, cada vez mais, o comprador quer opções de moradia e as empresas do setor estão preparadas para atender a demanda. “No ano passado, registramos um alto volume de lançamentos que contemplam o aumento da procura pela população”, acrescenta, destacando que incorporadoras e construtoras anteciparam investimentos para responder ao cenário de juros mais baixos combinado ao aumento da procura por imóveis.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros