COM REFORÇO DA PREVENÇÃO, SETOR DA CONSTRUÇÃO MANTERÁ ATIVIDADES NO DF

27 fev 2021

O Governo do Distrito Federal manteve a construção civil entre as atividades essenciais que seguirão em funcionamento durante o lockdown que terá início nesse domingo, 28. Anunciada neste sábado, essa decisão, fruto de articulação das entidades do setor, reconhece o sucesso das medidas de prevenção ao novo coronavírus adotadas por incorporadoras e construtoras desde o início da pandemia em 2020: ao longo de todo esse período, o setor registrou número reduzido de casos de Covid-19 de em canteiros e outros espaços da atividade.

“O momento é de cuidado redobrado e nossas empresas estão mobilizadas e preparadas para continuar a apoiar seus colaboradores”, afirma Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI DF, que participou das conversas com o GDF.

Em parceria com o Sinduscon-DF e a Asbraco, a ADEMI DF vai desencadear uma nova campanha de conscientização e mobilização, reiterando a necessidade de maior rigor com as medidas de prevenção em meio ao aumento significativo do número de casos e esgotamento da capcidade de atendimento de saúde no DF. “Esse alerta vale para o nosso setor e a sociedade como um todo. Vamos unir esforços, trabalhando e contribuindo com a prevenção”, diz Aroeira.

Em 2020, em atuação conjunta com o sindicato dos trabalhadores da construção e o SECONCI DF, as ações de prevenção alcançaram cerca de 7mil colaboradores nos canteiros e escritórios de mais de 50 empresas no DF. O serviço social da indústria da construção também orientou as empresas, que acrescentaram as medidas de prevenção à Covid-19 aos protocolos de segurança e saúde do trabalhador.

A partir de março passado, além de campanhas educativas, foi feita uma reorganização dos canteiros de obras e escritórios, com controle de acesso aos canteiros e tomada de temperatura, ajustes nas equipes e nos turnos de refeição, adoção do trabalho à distância e outros regimes para grupos de risco, transporte de funcionários e o provimento dos equipamentos de segurança e saúda associados a prevenção da Covid-19. Trabalhadores do setor receberam kits com máscaras e álcool gel para si e suas famílias.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Parceiros