ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS: EM MARÇO, VENDA DE IMÓVEIS NOVOS SUPERA VOLUME DOS ÚLTIMOS SETE ANOS NO DISTRITO FEDERAL

17 maio 2022

Incorporadoras e construtoras do Distrito Federal comercializaram 479 unidades residenciais novas durante o mês de março, maior volume de imóveis vendidos em um único mês dos últimos sete anos. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas registram que o mercado imobiliário segue aquecido: em março, mantendo a trajetória de alta registrada no primeiro bimestre de 2022, o indicador alcançou 10,1%. Foram registrados dois novos lançamentos, com a oferta de 204 novas unidades – incluindo elas, a oferta de imóveis novos no DF alcança 4.761 apartamentos.

“Estes resultados demonstram os efeitos positivos de estímulos que, ao mesmo tempo, melhoram o ambiente de negócios e facilitam a vida do comprador”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). Ele avalia que a redução temporária da alíquota do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cuja vigência expirou em 31/03, é um dos fatores que alavancou as vendas no DF no período. Pago em toda transação de compra e venda de imóveis, o ITBI é uma das despesas mais altas tanto para o comprador quanto para o vendedor. “O movimento de quem estava buscando a casa própria, trocar de imóvel ou até mesmo fazer um investimento foi claro. O comprador aproveitou a redução do ITBI”, diz o executivo.

“Mesmo com indicadores econômicos nacionais preocupantes, o mercado imobiliário do Distrito Federal continua apresentando bons números. Ainda que o ITBI reduzido neste mês tenha ajudado a acelerar alguns fechamentos, a velocidade de vendas acima de 10% impressiona”, acrescenta o vice-presidente do SINDUSCON-DF, Adalberto Valadão Júnior. Segundo o dirigente, com os bons números do primeiro trimestre de 2022, as expectativas para os próximos meses seguem bastante otimistas.

Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica:

  • O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
  • Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
  • Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Em março, foram lançados empreendimentos nas cidades de Águas Claras e Gama: em 2022, incorporadoras e construtoras acumularam o lançamento de 754 unidades residenciais novas. No terceiro mês do ano, o maior volume de vendas foi registrado em Águas Claras, com a comercialização de 95 imóveis; no Noroeste, com 75 unidades; e Samambaia, com 69 imóveis. Esta distribuição indica movimento positivo em todas as faixas de renda, sinalizando a confiança do comprador.
Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros