ALÍQUOTA DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO SOBRE O VERGALHÃO DE AÇO PASSA A SER 4%

13 maio 2022

O governo federal, por meio do comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu, na quarta-feira (11/05), reduzir a alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço de 10,8% para 4%. A decisão passou a vigorar na quinta-feira (12/05). A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemorou a iniciativa, que vai diminuir o impacto do aumento expressivo do custo da construção. A entidade nacional do setor liderou a pressão pela revisão da tributação, medida que terá reflexo positivo em todo o país.

“A CBIC aplaude a decisão que reduziu para 4% a tarifa de importação dos vergalhões. Tal medida é extremamente significativa para reduzir o impacto do aumento expressivo do custo da construção. Hoje a construção civil está inibindo investimentos futuros pela perda da capacidade de compra das famílias. Mas medidas como essa ajudam a regular o mercado. Ganha o país!”, disse o presidente da entidade, José Carlos Martins.

“Para o DF, naturalmente, esta decisão da Camex terá impacto muito positivo, primeiro porque não somente construções populares ou de equipamentos públicos estão sofrendo com o aumento dos insumos: empreendimentos de todos os tipos têm tido muita dificuldade de reposição de preços”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). Segundo ele, que também é um dos vice-presidentes da CBIC, o aumento dos custos da construção civil tem sido muito maior que o aumento na renda das pessoas, impedindo que as empresas reequilibrem os preços dos imóveis.

“O que se pode verificar é uma potencial redução no número de lançamentos e a possibilidade de queda do emprego no setor da construção”, afirmou Aroeira. Na sua avaliação, a decisão da Camex terá reflexo positivo para a incorporação imobiliária. “Esta medida garante ao setor da construção continuar lançando imóveis. O lançamento de imóveis de hoje significa o emprego de amanhã, o que é bom para todo mundo”.

A Camex reduziu em 8 pontos percentuais no total a tarifa de importação dos vergalhões de aço CA50 e CA60. Ano passado a redução foi de 12% para 10,8%. Agora a tarifa caiu de 10,8% para 4%. Para Martins, essa iniciativa mostra a sensibilidade do comitê ao tema, com a percepção de que fortalecer o setor significa geração de emprego e renda no país. Além do aço, outros produtos como carne de boi, carne de frango, trigo e farinha de trigo, milho em grão, bolachas e biscoitos tiveram sua tarifa de importação reduzida a zero.

(Com Agência CBIC)

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros