CBIC DEBATE ENIC, NOVAS AÇÕES E CRONOGRAMA EM ÚLTIMA REUNIÃO DE 2021

30 nov 2021

Em formato híbrido, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu os membros do Conselho de Administração e da Assembleia Geral da entidade, nesta segunda-feira (29/11), no Restaurante Nau Frutos do Mar, em Brasília-DF. Dentre os destaques, o anúncio das presenças dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do procurador-geral da República, Augusto Aras, amanhã (30/11), durante o Enic | Política & Estratégia.

Das 9h às 17h30, no Hotel Royal Tulip, Salão Ballroom, em Brasília, também participarão dos debates do Enic o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

À noite, no mesmo local, a CBIC premiará as entidades e empresas que promoveram projetos relevantes durante a pandemia. O Prêmio de Responsabilidade Social Edição 2021 será entregue por autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As inscrições  ainda podem ser feitas para participação online ou presencial.

Novas ações da CBIC

Buscando repensar o modelo associativo das entidades, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, informou que a CBIC, com apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), deu início ao seu planejamento estratégico, com a participação dos membros do Conselho de Administração, do Conselho Consultivo e do Grupo CBIC Jovem.

Os próximos passos incluem uma nova rodada com a FDC em fevereiro de 2022 e aprovação pela Assembleia Geral, em março, para implantação das ações em abril.

Sobre o piloto Funding Via Mercado Capitais, o coordenador Clausens Duarte, vice-presidente Financeiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), informou que o projeto busca alternativas para viabilizar recursos para o financiamento de empreendimentos imobiliários de incorporadoras, construtoras e loteadoras vinculadas ao sistema associativo da CBIC.

Segundo Clausens, o piloto conta com 30 empresas e parceria de Felipe Cavalcante, da empresa MATX e fundador da Adit Brasil. O objetivo é ampliar as opções de operações de apoio à produção de planos empresários no mercado de capitais.

Outra novidade anunciada pelo presidente da CBIC foi a filiação do Sindicato da Indústria da Construção Civil Planalto Araxá, de Minas Gerais.

Já a gerente executiva da entidade, Patrícia Rêgo, apresentou o Bitrix, plataforma cooperativa implantada pela CBIC, com mais transparência e agilidade nos processos da entidade.

Também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela entidade e as ações das Comissões Técnicas, além de questões relacionadas às compras associativas e cooperativa de crédito.

Conselheiros definem cronograma de reuniões em 2022

Durante a reunião, também foi definido o seguinte calendário de reuniões presenciais e itinerantes do Conselho de Administração em 2022: Brasília (fevereiro), Pará (março), Bahia (abril), Maranhão (maio), Brasília (agosto), Rio de Janeiro (setembro), Ceará (outubro) e Brasília (dezembro).  Ainda não foram definidos os meses de junho e dezembro.

Assembleia Geral

Coordenada pelo vice-presidente Financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa, foi aprovada a proposta orçamentária da entidade para 2022.

(Com Agência CBIC)

Autor

usuarioademi

Categorias

Parceiros