ADEMI DF PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO FÓRUM ECONÔMICO PÓS-COVID-19

01 jul 2021

Foto: Homero Flávio/Secretaria de Economia GDF

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) participou do lançamento Fórum Econômico pós-Covid-19, iniciativa da Secretaria de Economia do Governo do Distrito Federal (GDF) para discutir estratégias de estímulo ao desenvolvimento do DF. Em evento na quarta-feira (30/06), que reuniu representantes de diversos segmentos do setor produtivo, a secretaria desencadeou um calendário de conversas quinzenais para antever desafios e buscar soluções para quando a pandemia do novo coronavírus for controlada.

“Foi uma reunião muito importante e representativa, com setores importantes à mesa. O fórum quer ouvir o setor produtivo e entender os desafios econômicos e sociais no pós-pandemia”, comentou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI DF. “Essa também é uma preocupação do nosso setor e vamos levar ao governo os desafios que enxergamos”, acrescentou. 

O secretário de Economia do DF, André Clemente, informou que a iniciativa visa conduzir uma análise do cenário atual e futuro com base em dados estatísticos e da vivência do setor produtivo. “Ninguém sabe como vai ser o cenário pós-Covid-19, mas podemos trabalhar com diversas possibilidades porque usamos muitas pesquisas. A Codeplan tem feito um trabalho importantíssimo que nos orienta para onde devemos ir. A demanda na área econômica não acaba e estamos preparados”, afirmou Clemente.

O Fórum Econômico cumprirá três níveis de debate: tempo de falar; tempo de ouvir; e tempo de agir. O primeiro traz painéis temáticos, com reflexões analíticas sobre o Mundo e o Brasil, com exposições quinzenais no programa “Tempo de Economia”, da SEEC, com estudo de dados e indicadores setoriais e globais. Segundo Carlos Eduardo Loddo, assessor da Pasta, no segundo momento, os representantes dos setores produtivos reúnem-se para debater ações em oficinas guiadas por consultores. “São encontros fechados que levam o debate sobre os desafios e a contribuição do Estado”, esclarece Loddo.

A terceira etapa do Fórum – Tempo de Agir – traz os resultados em relatórios setoriais que, ao final do projeto, em meados de dezembro deste ano, apresentará o Relatório Final, com monitoramento e implementação das ações.

“Nosso suporte como Estado começa na hora do planejamento, não só da entrega. Setores produtivo e academia estão juntos para entenderem o que é urgente: de curto, médio e longo prazo. A forma de apresentar e organizar pode viabilizar a entrega e priorizar as ações”, acrescentou Clemente. Ele reforçou a importância de olhar para o todo: “Não podemos ver o crescimento econômico sem pensar na qualidade de vida. Crescimento social é muito importante nesse debate. Precisamos saber capacitar pessoas conforme demanda do setor produtivo, atendendo aos vulneráveis. E a reflexão que fica é: o que podemos fazer com Estado?”.

Além da ADEMI DF, participaram da reunião inaugural o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, José Pereira; Rose Rainha, secretária-executiva CPPG e diretora do Sebrae-DF; Jean Lima, presidente da Codeplan; Jamal Bittar, presidente da FIBRA; José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF; Fernando Ribeiro, presidente da FAPE; Valdeci Machado, presidente da FACI-DF; Luiz Afonso Delgado Assad, presidente da ASBRACO; e Eduardo Pereira Neto, 1º Vice-Presidente do CDL-DF.

(Com Agência Brasília)

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros