ADEMI DF MANTÉM AGENDA ESTRATÉGICA E PREVÊ SEGUNDO SEMESTRE POSITIVO PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

28 jun 2021

O avanço da imunização contra a Covid-19 e os sinais de aquecimento sustentado reforçam a perspectiva otimista para 2021 entre empresários do mercado imobiliário no Distrito Federal. Essa expectativa positiva não deixa de considerar os desdobramentos da pandemia e do aumento nos custos dos materiais de construção, desafios que têm exigido grande articulação do setor para minimizar impactos, e norteia o planejamento estratégico da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) para os próximos dois anos. A nova gestão mantém a melhoria do ambiente de negócios, a expansão ordenada do DF e o reforço das ações de responsabilidade social como prioridade para o biênio 2021/2023.

“Concluir a infraestrutura do Noroeste, com a implantação do Parque Burle Marx e outros avanços, e entregar o projeto urbanístico do Setor Habitacional Jóquei Clube seguem entre as prioridades para 2021”, afirma Eduardo Aroeira Almeida, que acaba de iniciar sua segunda gestão como presidente da entidade. “Há um otimismo do mercado pelos números recordes que temos registrado. Nunca tivemos taxas de juros tão baixas e isso se reflete na tomada de financiamento. A economia está voltando com números sólidos”, avalia acrescenta Rodrigo Nogueira, diretor de Área Imobiliária e Novos Negócios da ADEMI DF. “O momento é de olhar para a frente”, acrescenta.

Crédito: Milca Santos

Segundo ele, a criação do novo bairro atende a demanda por moradia no DF e o esgotamento de regiões em que a oferta de terrenos para novos empreendimentos está se esgotando, como Águas Claras e Noroeste, por exemplo. “Ganha a população, pelo aumento na oferta de moradia digna, com geração de emprego e renda. Ganha o poder público, com novas fontes de arrecadação de impostos”, afirma Nogueira. “O termo de cooperação técnica para o Jóquei Clube foi assinado e esperamos que seja aprovado pelo Conplan neste segundo semestre”.

Atuação técnica – A redução da burocracia e o aperfeiçoamento de marcos regulatórios são temas que mobilizam a diretoria e corpo técnico da ADEMI DF, pauta em que serão buscados avanços no segundo semestre. “Há espaço para avançar na atuação junto ao legislativo. Está em curso a revisão do PDOT e da LUOS, temas importantes para o setor e para a cidade”, observa do empresário Adalberto Cleber Valadão.

“Vamos valorizar o que temos de melhor e seguir atuando dentro dos paradigmas da ADEMI DF, como a legalidade e qualidade técnica, para termos um crescimento sustentável do DF. Para isso, mantemos um olhar sobre a legislação, para que possamos ter condições de estimular uma expansão ordenada do DF”, afirma Ana de Paula Fonseca, diretora de Assuntos Ambientais e Responsabilidade Social da entidade.

Crédito: Milca Santos

Nesse campo, ela destaca a importância de a ADEMI DF ter assumido uma cadeira como integrante no Conselho de Política Ambiental do Distrito Federal (Conam), órgão consultivo vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA). A entidade já participa de outros fóruns, como o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH), contribuindo para a discussão técnica de diversos temas com impacto sobre o mercado imobiliário e o desenvolvimento do DF.

Tais colegiados discutem o aperfeiçoamento de marcos regulatórios do Distrito Federal, como o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) – essa última tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Nessa gestão, adianta Ana, sua diretoria continuará focada em ações que mantenham o mercado imobiliário do DF na dianteira da sustentabilidade, sempre com o objetivo de mitigar o eventual impacto de novos empreendimentos. “Nossa atuação busca fazer da cidade um lugar melhor, mais sustentável e com todos os valores que defendemos”, diz a arquiteta. Segundo ela, as empresas do DF já atuam com foco em responsabilidade social e o objetivo da entidade é fortalecer essa experiência em ações integradas.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros