EM 2021, BRB QUER CRESCER NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E CRIA NOVAS MEDIDAS PARA O SETOR

25 fev 2021

O Banco de Brasília (BRB) fechou 2020 com a liderança do financiamento imobiliário no Distrito Federal e quer avançar nesse mercado em 2021. Para isso, a instituição financeira decidiu manter diversas das medidas adotadas para enfrentar a pandemia da Covid-19 e implantará iniciativas novas para estimular o mercado imobiliário. Para atender incorporadoras e construtoras, o banco vai ampliar o número de correspondentes bancários, fortalecer a contratação de financiamento por plataforma digital, permitir a liberação de mais de uma parcela dos financiamentos por mês e agilizar os procedimentos de avaliação jurídica e de viabilidade econômica dos empreendimentos.

O anúncio foi feito pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, durante reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) na manhã dessa quarta-feira (24). Realizado pela internet, o encontro contou com a presença de outros executivos do banco e mais de 40 empresários do setor. “Nós estamos reforçando o nosso compromisso de o BRB ser o banco do mercado imobiliário do DF”, afirmou Costa.

Segundo ele, a expectativa é fechar 2021 com a contratação de R$ 2 bilhões – resultado acima do executado em 2020, quando o BRB contratou R$ 1,4 bilhão. Nesse momento, informou o executivo, o banco avalia 10 projetos na linha Plano Empresário. “Nosso papel é estimular a economia e contribuir para a geração de emprego e renda no DF”, justificou. O BRB vai manter as condições de financiamento também para pessoa física, com taxa de juros de 6,25% ao ano somada à TR, prazo de 420 meses e liberação de até 90% do valor do imóvel.

Agenda estratégica – “Os resultados apresentados pelo banco mostram que o BRB está fazendo uma expansão responsável, com musculatura”, comentou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI DF. “Nosso mercado tem grande potencial de crescimento em 2021. No ano passado, a atuação do BRB foi importante para que pudéssemos reverter os efeitos da crise e ainda crescer”.

Durante a reunião, os associados da ADEMI DF discutiram temas de interesse do setor, como a vigência da LGPD e a iminência da aplicação de penalidades. As empresas do mercado imobiliário estão modernizando processos para atender a nova legislação e serão orientadas pela entidade. A ADEMI DF está preparando consultoria para ajudar seus associados a implantarem as ferramentas necessárias à observância da LGPD.

No encontro, também foi abordado o acompanhamento que a ADEMI DF faz junto ao poder público para remover gargalos e melhorar o ambiente de negócios no DF. A entidade tem mantido reuniões técnicas e periódicas com a Central de Aprovação de Projetos (CAP) com vistas a agilizar a liberação de alváras para o setor.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros