SETOR DA CONSTRUÇÃO DISCUTE IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO PARA FORTALECER O MERCADO E GERAR DESENVOLVIMENTO

16 nov 2020

Entidades representativas da indústria da construção brasileira carregam semelhanças com suas congêneres nos Estados Unidos: apoiar o empresário no esforço pela melhoria do ambiente de negócios e fomentar a modernização do setor. Essa é a síntese de painel realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na quinta-feira (12) e com a participação do vice-presidente de políticas públicas da NAHB, Joseph Burak. O painel internacional é parte da programação do mês da construção, celebrado em novembro e que antecede o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado em dezembro.

“A tecnologia está andando muito rápido, mas o construtor é muito conservador e demora a se adaptar a novos processos. Eles não abandonam fácil aquilo que foi testado”, afirmou. O executivo americano é um dos líderes da entidade fundada em 1940 para ser porta-voz do mercado imobiliário americano e que hoje representa 80% das empresas do segmento, presente no país inteiro.

Vice-presidente administrativo da CBIC e presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal, Eduardo Aroeira Almeida participou do painel como debatedor. A conversa foi mediada pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Foi um debate muito rico, em que conhecemos experiências da NAHB em que podemos identificar diversas semelhanças tanto nos problemas quanto nas soluções”, avaliou Aroeira após o evento.

O vice-presidente da NAHB relatou como a entidade atua, por intermédio de diversos departamentos focados em dar ao empresário apoio para a melhoria do ambiente de negócios, absorção de novas tecnologias e influência no debate de temas estratégicos junto às esferas do poder público. Segundo ele, a NAHB mantém um foco estratégico no que qualificou como ferramentas de negócios, especialmente inovação, promovendo aproximação e treinamento de seus associados às novas tecnologias.

A entidade também atua na articulação institucional com as diversas esferas do poder legislativo americano. “Fazemos um movimento de baixo para cima, envolvendo o empresário local e levando dados, números para mostrar a importância do setor”, comentou.

Os executivos da CBIC destacaram a semelhança entre os mercados e necessidades do empreendedor. “Muito interessante como nossos temas e preocupações são parecidos”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “A NAHB é uma entidade antiga nos Estados Unidos e muito consolidada. É fundamental a manutenção desse contato e nossas entidades têm a ganhar com esse intercambio. Nosso objetivo é sempre melhorar o ambiente de negócios para gerar prosperidade para as cidades e o país”, disse o presidente da ADEMI DF.

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Imprensa Ademi-DF

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