POUPEX ANUNCIA MEDIDAS PARA ESTIMULAR A COMPRA DE IMÓVEIS NO DF

12 nov 2020

A Associação de Poupança e Empréstimo Poupex está reduzindo taxas e aumentando o percentual contemplado no financiamento imobiliário. As medidas, anunciadas durante reunião de diretoria virtual da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), passam a vigorar em 1º de dezembro, como estímulo para a compra de imóveis. A Poupex reduziu para 3,3% ao ano as taxas da linha de crédito remunerada pelo IPCA, aumentou o limite de liberação do crédito para 90% do valor do imóvel, e reduziu para 25% o percentual de comprometimento de renda do comprador. Os financiamentos seguem com prazo de até 360 meses (30 anos).

“Atender o comprador final é a nossa especialidade e queremos ser competitivos”, afirmou Ricardo Viana, diretor de crédito imobiliário da instituição. A Poupex também criou um teto para os novos financiamentos remunerados pelo IPCA, de 6,5% ao ano, aprofundou a digitalização dos processos para concessão do crédito e aumentou para 85 anos a idade limite do seguro exigido para as operações de financiamento imobiliário.

“Queremos dar mais segurança ao mutuário e minimizar o risco de um repique inflacionário. O teto para o IPCA é uma medida importante, que dá ainda mais poder ao comprador”, explicou o executivo. Segundo ele, o aumento da idade limite para o seguro também beneficia o comprador, que passa a ter mais prazo para financiar a aquisição do imóvel. “Há um aumento na expectativa de vida no Brasil e precisamos nos adequar”.

Crédito cresce em 2020 – As medidas apresentadas pela Poupex foram bem recebidas pelos empresários associados à ADEMI DF. “As medidas são importantes para alavancar o mercado e dar mais opções ao comprador”, avaliou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da entidade após o encontro. “O foco no IPCA torna a Poupex muito competitiva. A criação de um teto vai tranquilizar o comprador”.

Na sua apresentação, Viana fez uma avaliação do mercado imobiliário e dos impactos da pandemia pelo novo coronavírus. “Nós estamos positivamente surpresos com a retomada do setor da construção em 2020. O mercado vai fechar o ano com um volume de concessão de crédito maior que 2019”, comentou. Segundo ele, o mercado total de crédito imobiliário deve fechar o exercício com a liberação de mais de R$ 100 bilhões.

Também participaram da reunião da ADEMI DF o General de Divisão Luiz Felipe Linhares Gomes, diretor de Habitação; o Coronel do Exército Américo Kunio Taguchi, gerente executivo de Operações Imobiliárias, e o Coronel do Exército Flavio Lucena, assessor executivo da Poupex.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros