ADEMI DF PLANEJA NOVO SALÃO VIRTUAL E APOSTA QUE VENDA ONLINE VEIO PRA FICAR

15 out 2020

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) planeja realizar um novo salão imobiliário virtual para fechar o ano de 2020. “Realizamos nossa primeira experiência em setembro e estamos pensando em mais um feirão ainda esse ano. Em 2021, com certeza”, afirmou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da entidade, no painel de abertura do Fórum Imobiliário Brasília 2020, realizado pela Smartus na manhã de quinta-feira (15). Transmitido ao vivo pela internet, o evento será encerrado no dia 16/10.

Segundo o presidente da ADEMI DF, o Expo Online Wimoveis ADEMI DF, promovido entre 11 e 27 de setembro, movimentou o mercado do Distrito Federal e consolidou a percepção positiva dos empresários em torno das vendas pela internet. “A venda online veio para ficar. Não se prescinde do olho no olho, mas ganha-se muito na qualidade e velocidade da venda. O digital é um processo que vinha acontecendo e a pandemia acelerou, um caminho sem volta”, avaliou. O salão imobiliário da entidade teve parceria com o portal imobiliário Wimoveis e o Banco de Brasília (BRB), que ofereceu taxas de juros diferenciadas para a aquisição de unidades residenciais.

Na abertura do Fórum Imobiliário Brasília 2020, Aroeira reafirmou que o empresário do Distrito Federal está otimista e deve realizar novos lançamentos até dezembro. Com o tema “Mercado de construção e incorporação no DF: desafios e tendências durante e pós-Covid19”, o painel ofereceu um panorama do mercado imobiliário e discutiu tendências à luz dos efeitos da pandemia pelo novo coronavírus. Transmitida ao vivo pela internet, a conversa foi mediada por Anderson Santos Gonçalves, Gerente Regional Centro-Oeste na Brain Inteligência Estratégica.

“O ano começou em movimento de retomada, mas na segunda quinzena de março e abril houve uma queda significativa de vendas e lançamentos. As empresas se retraíram devido à incerteza”, comentou o presidente da ADEMI DF, sobre os primeiros efeitos da chegada da Covid-19. “Em junho batemos recordes e julho foi o segundo melhor mês da série histórica do nosso indicador de vendas”, acrescentou.

Mercado em recuperação – Segundo ele, a combinação de condições macroeconômicas positivas – redução das taxas de juros da economia e do financiamento imobiliário, e o controle da inflação – com a ressignificação da moradia mantiveram o mercado aquecido. “O IVV de agosto está saindo e será um pouco melhor que julho”, antecipou, referindo-se ao Índice de Velocidade de vendas (IVV), pesquisa mensal que acompanha o desempenho do mercado imobiliário do Distrito Federal, realização conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF. “Os números mostram um mercado imobiliário virtuoso e que passou com rapidez o momento crítico da pandemia”.

O presidente da entidade enfatizou a importância do bom desempenho do mercado imobiliário para a economia do Distrito Federal, pela sua capacidade de rápida geração de empregos. “A pandemia foi uma tragédia econômica para o Brasil e o mundo. No início ficamos muito preocupados, o governo do DF teve a sensibilidade de manter as obras em funcionamento”, comentou. “Houve um trabalho fantástico do Sinduscon-DF e do Seconci DF para dar segurança aos funcionários. Com isso, não perdemos muitos empregos”, frisou. Segundo ele, depois de uma pequena queda em abril, o setor voltou a gerar novos postos de trabalho.

Provocado pelo mediador, o presidente da ADEMI DF destacou a mudança no comportamento do consumidor. Além de ter se tornado ainda mais exigente quanto à qualidade do imóvel, o brasiliense também está buscando por mais espaço e conforto na moradia. “Nunca ficamos tanto tempo isolados dentro da residência. A gente começa a observar os quatro cantos da casa e quem busca imóvel hoje quer upgrade”, afirmou Anderson Gonçalves.

Eduardo Aroeira concordou, destacando que, no DF, a venda de imóveis de médio e alto padrão tem mantido desempenho positivo. Segundo ele, um dos efeitos da crise sanitária foi o aumento da procura por imóveis prontos, o que contribuiu para a redução dos estoques do setor. “O segmento econômico é muito importante para as nossas empresas, mas o mercado de alto padrão tem se comportado muito bem”.

Para o presidente da ADEMI DF, a tendência é que novos lançamentos aconteçam ainda em 2020. Lembrando de crises passadas, Eduardo Aroeira recomendou cautela e otimismo aos empresários do setor e defendeu que o cuidado com a qualidade dos empreendimentos, característica dos associados da entidade, seja mantido e reforçado. “O cliente hoje está ainda mais exigente e não aceita imóvel entregue de qualquer maneira. Precisamos nos manter sempre preocupados com a boa técnica”.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros