PIONEIRO DO DF, EMPRESÁRIO ALBERTO FERNANDES NÃO RESISTE À COVID-19 E DEIXA LEGADO DE SERIEDADE E OUSADIA

11 ago 2020

“Em Brasília dá certo. Em Brasília as coisas acontecem”. Esse sentimento, combinado com a paixão pela cidade que ajudou a construir, marcou a trajetória do empresário Alberto Fernandes de Souza, fundador da Beiramar Imóveis. Empreendedor nato, foi no mercado imobiliário que ele encontrou sua verdadeira vocação e o caminho para construir um grupo que é referência de seriedade, competência e compromisso com as boas práticas e a inovação no Distrito Federal. Aos 88 anos, casado e pai de dois filhos, o empresário não resistiu à Covid-19 e faleceu no domingo (02/08).

A partida de Fernandes foi recebida com profundo pesar por incorporadores e construtores integrantes da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), que reconheceram sua grande contribuição para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado. “Que Deus o receba em seus braços! Alberto deixou marcas em nossa cidade, que jamais serão esquecidas”, afirma Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI DF.

“Esse é um momento difícil para nossa família e para todos colaboradores do Grupo Beiramar.  A saudade é grande, mas as inúmeras boas recordações, momentos e ensinamentos desse grande pai e desse ser humano incrível deixam nossos corações em paz”, afirmou o empresário Pedro Fernandes, um dos herdeiros e executivo do Grupo Beiramar Imóveis. “O seu legado para Brasília e para o mercado imobiliário nos dá mais força para ir em frente e honrar essa história”.

Ousadia e determinação – Alberto Fernandes chegou à capital federal em 1959, perseguindo o sonho de um futuro promissor. Nascido na cidade de São João dos Patos, no interior do Maranhão em 1931, aos 28 anos ele já tinha tentado uma vida melhor no Estado de Goiás, trabalhando em um garimpo de cristal. O manejo das pedras inspirou sua entrada no mercado de jóias, que ele passou a vender Brasil afora. Foi visitando um parente no Rio de Janeiro que o empreendedor foi estimulado a vir para Brasília. Fernandes encontrou uma cidade ainda em construção e nela plantou a semente de uma vida inteira.

Recém-chegado, abriu a primeira joalheria da capital federal, na quadra 108 Sul. Apanhado pela crise econômica no final do governo Juscelino Kubitschek, o negócio não deu certo: Alberto, então, decidiu mudar de ramo e criou a Embalagens Brasileiras SA, fábrica que instalou no Setor de Indústrias Gráficas, onde funcionou por oito anos. Mais uma vez, os percalços da economia comprometeram o negócio, forçando uma reorientação.

Com o capital acumulado pela venda da empresa, em 1981 Fernandes decidiu investir em imóveis e contratou um corretor para ajudá-lo a administrar as unidades: assim nasceu a Beiramar Imóveis, especializada na compra, venda e locação de unidades residenciais e comerciais. “Meu pai quebrou várias vezes, mas teve sucesso no mercado imobiliário”, lembra o filho Pedro. A Beiramar Imóveis é associada à ADEMI DF.

Criador de um dos grupos mais sólidos do Distrito Federal, Alberto Fernandes de Souza teve seu legado e contribuição reconhecidos em 2014, quando foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, dedicado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). “Meu pai recebeu em vida muitas honrarias, mas essa certamente foi a que mais o marcou, mais o emocionou”, conta Pedro.

Consternação –  A partida do empresário surpreendeu seus muitos amigos no mercado imobiliário do DF, que manifestaram profundo pesar. “Esse é um momento triste mesmo. Nossa cidade e todos nós perdemos uma pessoa ímpar, competente, extremamente educado, ponderado e que nos deixa grandes realizações”, reagiu o empresário Adalberto Cleber Valadão, um dos ex-presidentes da ADEMI DF. “Me lembro, agora, com saudade quando, às vezes, participava das nossas reuniões da ADEMI no Kubitschek Plaza, com o seu jeito calmo e ponderado”.

“Ele foi um grande empresário e um homem de bem, sempre com um papo amigo e agradável”, afirmou Pedro Pereira de Ávila Junior, vice-presidente da ADEMI DF. “Fazia questão de ouvir e trocar ideias, era muito atencioso”, lembrou. Presidente do Codese-DF e ex-presidente da entidade, o empresário Paulo Muniz destacou a trajetória dos herdeiros para enaltecer Alberto Fernandes. “O maior legado que ele deixa é o quanto ele colocou seus filhos no caminho. São jovens criativos, que fazem muita diferença para o setor”, disse.

Muniz também lembrou da dedicação do patriarca ao Iate Clube de Brasília. “Perdemos um amigo, um Iatista vibrante e um grande pioneiro que deixa marcas na história da nossa capital”. Seu irmão, o também empresário Ennius Muniz lamentou a partida do fundador da Beiramar Imóveis. “Perdi um incentivador da Conbral de mais de 40 anos. Perdi um apoiador no Iate de relevância.  Brasília perdeu um grande cidadão do bem, alegre, proativo e grande exemplo de empreendedor”.

“Perdemos um pioneiro e um grande nome do mercado imobiliário. Grande empresário e um pai de família exemplar”, comentou Rodrigo Ferreira Nogueira, diretor da área imobiliária e expansão do mercado da ADEMI DF. “Alberto foi uma grande pessoa. Um homem ético, trabalhador, empreendedor, competentíssimo!”, destacou Marco Antônio Moura Demartini, integrante do Conselho Fiscal da entidade.

“É uma grande perda pra história de nossa cidade, do mercado imobiliário do DF, e, principalmente, pra família e amigos”, afirmou Adalberto Cleber Valadão Junior, diretor de assuntos tributários da ADEMI DF. “Perdemos um grande homem, batalhador, guerreiro, carismático, grande empresário, um exemplo”, lamentou o diretor de assuntos legislativos, Leonardo de Oliveira Ávila.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros