Conselho de Administração da CBIC define diretrizes para nova gestão

13 jul 2020

Com a inauguração de uma CBIC mais digital, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) marcou nesta segunda-feira (13), durante reunião virtual, o início da nova gestão do Conselho de Administração, empossado oficialmente no dia 1º de julho, e das novas diretrizes da entidade, sob a presidência de José Carlos Martins, reconduzido ao cargo.

“O mundo mudou e a CBIC também. Vamos entrar em um outro patamar de gestão e de eficiência”, afirmou Martins, reforçando a maturidade do setor. “A construção deve carregar o futuro na retomada do crescimento do País. Nenhum outro tem a capacidade de crescer em dois dígitos como a construção civil e, principalmente, irrigar a economia”.

Num panorama geral, o dirigente destacou algumas medidas imediatas que já estão sendo adotadas pela nova gestão, como a realização de uma pesquisa para identificar as necessidades reais das empresas do setor da construção, que ajudará no planejamento estratégico da CBIC. E, como parte do pacto pela construção, o fortalecimento do elo CBIC e entidades associadas.

 O executivo ressaltou ainda a necessidade da busca da sustentabilidade financeira das entidades, com a criação de mecanismo de participação nas receitas, a ser discutido a partir de agosto.

 Com foco na Indústria 4.0, que customiza o produto através da tecnologia, a CBIC pretende dar um tratamento segmentado às demandas das entidades associadas e das empresas para atender os interesses dos vários segmentos por porte, tipo de atividade e área de interesse. Além de dar continuidade ao aprimoramento das ações que estão sendo desenvolvidas pelas Vice-presidências de áreas da CBIC, que apresentaram os projetos que serão desenvolvidos neste ano.

CBIC lança APP

Como primeira demonstração do que será a CBIC digital, Martins informou que, a partir de hoje, quem for às lojas Apple e Google, já pode baixar o Aplicativo CBIC, com funcionalidades extras às do site. Bem como comunicou as melhorias visuais e técnicas desenvolvidas no website da entidade, com foco nas transmissões online, nos cursos de Ensino à Distância (EAD) e no CBIC Serviços, com o Seguro garantia recurso judicial.

Entidade diversifica transmissões

Sobre as transmissões, o presidente da CBIC destacou como novidades a realização de:

  • Quintas da CBIC – todas às quintas-feiras, a partir do dia 23 de julho, sempre às 16h, com palestrantes de alto nível, por setores de infraestrutura, imobiliária, trabalhista, com previsões de debates sobre FGTS, saneamento, entre outros.
  • CBIC Convida – que teve início nesta segunda-feira (13), antes da reunião do Conselho de Administração, com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e contará também com outros palestrantes do mesmo nível em suas próximas edições.
  • Diálogos CBIC – sem data definida, ocorrerá sempre que houver tema relevante
  • Eventos Regionais – serão realizados com o objetivo de levar o conhecimento adquirido a nível nacional para os vários estados

O dirigente reforçou que a CBIC tem canais abertos de informação e interação em todas as redes sociais – Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube, que podem ser acessados também pelo aplicativo ou site da entidade.

No que se refere às reuniões do Conselho de Administração, informou que elas permanecem mensais, com transmissão pelo Zoom, e que a próxima será no dia 12 agosto, das 9h às 12h30. As reuniões das Comissões Técnicas seguirão o calendário e serão transmitidas pelo Zoom, com exceção da última do ano, véspera do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será presencial.

92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC)

Sobre o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o dirigente ressaltou que, na semana de 30 de novembro a 4 de dezembro, será realizada a Semana Internacional da Construção, com transmissão online, limitada à participação dos inscritos no ENIC.

No dia 8 de dezembro, haverá uma reunião simultânea de todas as Comissões Técnicas, em Brasília.

A abertura oficial do ENIC será no dia 9, com a presença de autoridades e a realização de painéis políticos, econômicos e sobre o futuro da Construção. E à noite ocorrerá a entrega do Prêmio de Inovação e Sustentabilidade. Todas as novidades e as informações anunciadas estarão disponíveis no site oficial do evento: cbic.org.br/enic92

Fala dos vice-presidentes regionais

Os vice-presidentes regionais renovaram a admiração e alegria de compor o novo Conselho de Administração, que, na sua abertura, contou com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão:

“Certamente as diretrizes que a CBIC está montando vão deixar um legado para a Região Norte, cumprindo com o seu papel para o desenvolvimento do País, mas respeitando as questões naturais”, Alex Dias Carvalho, vice-presidente da Região Norte (Sinduscon-PA).

“Serei um facilitador entre a CBIC e as entidades da Região Sudeste. Também fui designado para desenvolver um trabalho na área de cartórios, apoiando a CII, Conjur e CHIS e vamos apresentar o resultado em breve. Isso é a CBIC: somos um por todos e todos pelo coletivo”, Aristóteles Passos Costa Neto, vice-presidente da Região Sudeste (Sinduscon-ES).

“A Região Nordeste tem uma força muito grande, responde por 17,6% do PIB da Construção nacional. Temos nossas características e queremos, com o apoio do Fórum Norte e Nordeste, avançar nos grandes pleitos”, Fábio Ribeiro Nahuz, vice-presidente da Região Nordeste (Sinduscon-MA)

“A nova gestão começou muito bem, com a fala do vice-presidente Hamilton Mourão, que dá esperança de que há, sim, um país que tem condição de se desenvolver e me coloco à disposição [como representante da Região Sul] para colaborar no que for preciso para o desenvolvimento do País”, Marco Antonio Corsini, vice-presidente da Região Sul (Sinduscon /Joinville-SC)

“A capilaridade da CBIC é extremamente importante para os avanços da competitividade da construção civil e me coloco à disposição dos presidentes das entidades da Região Centro-Oeste para questões importantes para o setor e para o País, como o Futuro da Minha Cidade”, Renato de Sousa Correia, vice-presidente da Região Centro-Oeste (Sinduscon-GO)

Homenagem a Adalberto Cleber Valadão

Antes de encerrar a primeira reunião da nova da entidade, José Carlos Martins homenageou o ex-presidente Administrativo Adalberto Cleber Valadão, que nesta gestão passa a presidir o Conselho Consultivo da entidade. “O Adalberto é uma pessoa iluminada, que se doa muito. Dedicou todo esse período à CBIC. Nesse novo mandato, será uma ponte para termos proximidade com os ex-presidentes, mais diuturnamente”.

Veja a íntegra da apresentação feita durante a reunião do Conselho de Administração.

Com Agência CBIC

Autor
Avatar

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros