ENTIDADES DO SETOR DA CONSTRUÇÃO FAZEM NOVA MOBILIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

01 jul 2020

O pico da Covid-19 chegou ao Distrito Federal exigindo esforço redobrado para manter a atividade econômica em um ambiente de segurança sanitária para o trabalhador. Mantendo o compromisso de preservar a saúde de todos os seus colaboradores, as entidades do setor da construção – Sinduscon-DF, Ademi-DF, Asbraco e Seconci-DF – lançam nessa quarta-feira (01/07), uma campanha para reforçar a conscientização e a mobilização para combater o novo coronavírus. Juntas, vão atuar para intensificar a adoção das medidas de saúde e segurança nos canteiros e escritórios desencadeadas desde o início da pandemia.

“Lave as mãos, evite aglomerações e use máscara. Estes são os cuidados básicos para proteger você e os outros! Cuide-se!”. Com esse mote, as entidades farão uma nova rodada de ações de prevenção e esclarecimento, estimulando que os cuidados sejam mantidos. A campanha também visa incentivar o trabalhador do setor a manter a atenção com os cuidados individuais, fora do ambiente de trabalho.

“Nosso setor se mobilizou desde o início, para proteger e preservar a vida dos nossos trabalhadores, de forma a trabalharmos com segurança. Agora, é momento de reafirmar as ações de prevenção”, afirma o presidente da ADEMI DF, Eduardo Aroeira Almeida. O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, relembra que a construção civil foi considerada um serviço essencial no DF. “As entidades do setor têm se empenhado desde então para levar informação e orientação necessária para todos os envolvidos no segmento”, reforça. “As entidades estão se mobilizando e trabalhando fortemente para que, nestes próximos 20 dias, considerado o pico da pandemia em Brasília, possamos reforçar as campanhas e orientações aos empresários, sobre métodos de prevenção à Covid em suas obras, escritórios e casas. Temos que redobrar a atenção e o cuidado, o apoio do Seconci/DF junto as empresas tem sido de extrema importância, precisamos nos unir nesta luta contra a Covid”, afirma o Afonso Assad, presidente da Asbraco.

A ação ocupará todo o mês de julho, ampliando a atuação do Seconci-DF, parceiro do setor no cuidado com o trabalhador da indústria da construção. “O Seconci-DF tem participado ativamente no combate dessa pandemia, desde o início até os dias de hoje, em apoio as entidades e empresas do setor da construção civil do DF. Daqui para frente, temos o dever de intensificar os nossos esforços de prevenção e orientação aos nossos trabalhadores. É neste sentido que essa ação conjunta está sendo promovida”, explica o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães.

Segurança e saúde – As entidades do setor da construção no DF estão mobilizadas desde meados de março, quando a pandemia chegou ao Brasil, para orientar e oferecer a empresários e trabalhadores do setor informação e ferramentas necessárias para o enfrentamento ao novo coronavírus. Nesse período, foram preparadas cartilhas e outros materiais orientativos para esclarecer e prevenir a transmissão da Covid-19. Também foram realizadas reuniões virtuais, lives e divulgados videos para levar informação ao maior números de pessoas. Esse esforço envolveu diálogo rotineiro com o Sindicato dos Trabalhadores do DF (Sticombe) e órgãos públicos.

Serviço social da indústria da construção, o Seconci-DF, atuou com agilidade no apoio às empresas associadas ao Sinduscon-DF, à Ademi-DF e à Asbraco. Desde o início da crise sanitária no DF, há três meses, cerca de seis mil trabalhadores do setor foram alcançados em ações como:

  • Distribuição de cartazes: 2 mil cartazes distribuídos gratuitamente;
  • Produção de conteúdo: vídeos orientativos, cartazes e cartilha;
  • Linha Direta Covid-19: WhatsApp para tirar dúvidas sobre a doença. Atendimento prestado pela equipe médica do Seconci-DF;
  • Visitas orientativas: equipe multidisciplinar montada para ir aos canteiros prestar orientações sobre a doença e dicas de prevenção ao trabalhador.

Responsabilidade social – Entidades e empresas do setor também realizaram ações de apoio ao Governo do Distrito Federal (GDF), doando equipamentos de proteção e outros itens para ajudar no combate ao novo coronavírus. Atendendo a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), foram doadas 6 mil máscaras descartáveis; 15 frascos de 400 mL de álcool em gel; e 1 mil luvas descartáveis para proteger e garantir a atividade das equipes do órgão.

Nos próximos dias, a ADEMI DF e Sinduscon-DF doarão recursos para a compra de bombas de infusão e monitores para respiradores do Hospital da Polícia Militar do DF.

Autor

Imprensa Ademi-DF

Categorias

Parceiros