APAIXONADO PELO MERCADO IMOBILIÁRIO, WALTER LINHARES DEIXA LEGADO NO FORTALECIMENTO DO SETOR

02 dez 2019

Ele foi jornalista, publicitário, relações públicas, advogado, corretor de imóveis e dono de imobiliária. Multitalentoso e antenado, teve o mercado imobiliário como grande paixão e o pioneirismo como atributo marcante da sua trajetória, enxergando antes o potencial do setor e colocando sua energia e conhecimento para ajudá-lo a crescer no Distrito Federal. Comunicador e empresário, Walter Linhares é homenageado e reconhecido por empresários da incorporação imobiliária do DF como aquele que contribuiu para o fortalecimento do setor, traduzido na trajetória da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF), de cuja criação participou ativamente.

“Ele é uma grande referência pra mim de competência e dedicação ao setor”, diz Eduardo Aroeira Almeida, presidente da ADEMI-DF. “Ele sempre atuou na comunicação e prestou um grande serviço para a construção da imagem da ADEMI-DF”, diz Paulo Muniz, ex-presidente da entidade. Para ele, a entidade ganhou projeção no Distrito Federal pelo pioneirismo de Linhares, que enxergou no mercado imobiliário tema de interesse da sociedade. “A revista que ele criou tornou-se um marco. Ali mostramos as conquistas e as dificuldades, prestando um grande serviço ao setor”, comentou.

“Ele foi pioneiro e participou da ADEMI-DF desde a sua fundação. Participava de todas as reuniões”, lembra Adalberto Cleber Valadão, ex-presidente da entidade. “Tivemos uma convivência próxima por 15 anos, foi um grande amigo”.

Linhares é lembrado como um profissional de grande competência e paixão pela comunicação, atividade que mereceu, mesmo, sua preferência. “Ele exerceu diversas atividades a vida inteira, fazia várias coisas ao mesmo tempo, mas era do jornalismo que ele gostava mais”, recorda Walter Basniaki, primogênito dos cinco filhos de Linhares. Ao longo da vida, lembrou, a comunicação e o setor imobiliário caminharam juntos nos interesses do pai.

COMUNICADOR NATO — Corretor de imóveis e dono de imobiliária no Sul, Walter Linhares chegou ao Distrito Federal em busca de qualidade de vida e apaixonou-se por Brasília. No final da década de 60 ele já lutava contra a asma e encontrou na capital federal o ambiente desejado: clima seco e ensolarado, excelente para a sua saúde, como apontado pelo médico que o acompanhava na época.

Casado e pai de três filhos, Linhares já tinha se estabelecido em Florianópolis (SC), onde fundara uma imobiliária e uma agência de propaganda. “Ele criou a primeira agência de publicidade de Santa Catarina, foi pioneiro também lá”, relata o filho. Linhares vendeu as empresas e trouxe essa experiência para Brasília onde, no início de 1968, abriu seus negócios nos mesmos ramos. Na capital federal, aproximou-se de empresários do mercado imobiliário e acompanhou a fundação da ADEMI-DF.

A ideia surgiu durante visita do empresário e ex-deputado Wigberto Ferreira Tartuce à ADEMI-RJ. Linhares o acompanhava. Impressionados com o protagonismo e atuação da entidade no mercado fluminense, voltaram decididos a criar no DF uma associação nos mesmos moldes para atuar em defesa da incorporação imobiliária. Assim nasceu a ADEMI-DF há 36 anos, da qual Tartuce foi o primeiro presidente.

RETIDÃO E BONDADE — Linhares passou a atuar junto à nova entidade abrindo espaços para o mercado imobiliário na mídia. Em sua trajetória, criou programas de televisão e um caderno dedicado ao setor no Jornal da Brasília. Participou de programas de rádio, inclusive como locutor, colocando o setor na pauta da imprensa. E criou a Revista ADEMI-DF, veículo de comunicação institucional da entidade, marcado por uma pauta variada e dedicada a discutir os grande temas da incorporação imobiliária e da construção civil no DF. A primeira edição foi publicada em outubro de 1983, numa trajetória exitosa até 2017.

“Eu o conheci em 1988, quando cheguei em Brasília. Convivemos muito e foi uma pessoa muito ativa, que fazia as coisas acontecerem”, lembra Pedro Pereira de Ávila Junior, vice-presidente da ADEMI-DF. Ele destacou a importância da Revista ADEMI-DF para a consolidação do setor. “A revista sempre trouxe os temas mais importantes do nosso mercado. O Walter dedicou grande parte da sua vida para que tivéssemos informação qualificada e de credibilidade”, afirmou. Para Ávila, seu trabalho, imparcial e ético, ajudou a destacar a importância do imóvel como patrimônio para o comprador e gerador de riquezas para a economia do DF.

Acometido por uma peritonite, de cujas complicações não resistiu, Walter Linhares faleceu em 22 de novembro, deixando um grande legado de profissionalismo, competência e dedicação ao mercado imobiliário. Foi lembrado por amigos e empresários do setor também por sua retidão, bondade e gentileza. “É uma perda lamentável pra todos nós. Ele foi um homem íntegro e dedicado, uma pessoa atenciosa e bondosa”, diz Pedro Ávila.

 

 

 

 

 

 

Autor

usuarioademi

Categorias

Parceiros